Momento Mobilidade: Primeiro posto de hidrogênio renovável no Brasil

O hidrogênio produzido a partir do etanol aproveita a disponibilidade do combustível no País. Foto: Reprodução
Redação Mobilidade
14/09/2023 - Tempo de leitura: 1 minuto, 23 segundos

O uso de fontes renováveis como combustível tem crescido no Brasil. Iniciativas locais buscam incentivar o uso de veículos híbridos e elétricos, com projetos de estrutura deste sistema de abastecimento. No último mês, uma parceria entre empresas do setor anunciou o projeto do primeiro posto de hidrogênio renovável com base no etanol do País.

O Momento Mobilidade da quarta-feira, 13, convidou Roberto Braun, diretor de Assuntos Governamentais da Toyota no Brasil, uma das empresas envolvidas, para falar sobre a estação. O programa foi mediado por Diogo de Oliveira, editor-assistente do Jornal do Carro.

O posto foi instalado na Cidade Universitária, na Universidade de São Paulo (USP). O P&D Ethanol to H2, como é chamado o projeto, está previsto para iniciar operação durante o 2º semestre de 2024. A iniciativa resultou em um custo inicial de R$ 182 milhões e é fruto da parceria entre o governo do estado e de empresas do setor. Dentre elas estão Raizen, Shell Brasil, Hytron, Senai Cetiqt e Toyota.

De acordo com Braun, o objetivo da Toyota em se unir com essas entidades é o de validar o hidrogênio produzido a partir do etanol como um combustível alternativo. A Toyota ofereceu carros do modelo Mirai, movido à hidrogênio, para o projeto.

“Quando o hidrogênio passa pela célula de combustível, ele se combina com o hidrogênio e produz água. Então ele não emite nada, só água”, explica o diretor. Além do modelo da Toyota, o projeto também abastecerá um ônibus movido à hidrogênio na universidade.