Um novo modelo de ônibus elétrico chinês entrará em operação de teste a partir da segunda-feira, 30. O veículo irá integrar uma das frotas de transporte público de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. De acordo com previsão da Prefeitura de Porto Alegre, o ônibus realizará 20 viagens por dia.
Leia também: Três linhas passam a funcionar apenas com ônibus elétricos em Porto Alegre
O veículo do modelo Ankai OE-12 | Urbano realizou sua primeira viagem na quinta-feira, 26, sem passageiros. A partir de segunda, o ônibus fará parte da linha 520.3 – Triângulo/24 de Outubro/Auxiliadora, em tabela extra. O itinerário da linha tem cerca de 21 km, com duração total de 45 a 50 minutos.
O modelo da fabricante chinesa Ankai tem 12 metros de comprimento e capacidade para até 70 passageiros. Com 32 assentos, o ônibus também é construído com uma estrutura de monobloco em aço com manganês. Segundo a prefeitura, o ônibus possui cerca de 2 toneladas a menos que os veículos convencionais. A autonomia prevista é de até 280 km, rodados com ar-condicionado ligado. O veículo é alimentado por baterias de íon-lítio com 338 quilowatt/hora. O tempo médio de recarga completa é de duas horas.
Conforme informações da prefeitura, a entrada do veículo em operação representa uma economia tanto nos custos operacionais, quanto nos de manutenção. “Os ônibus elétricos possuem um ciclo de vida sustentável com alta eficiência energética, pois não emitem gases poluentes resultantes da queima de combustíveis fósseis nocivos à saúde ou ao meio ambiente”, explica.
Desde agosto, as linhas E178 Praia de Belas, E703 Vila Farrapos e E378 Integradora Centro começaram a operar com ônibus elétricos em Porto Alegre. A capital do Rio Grande do Sul recebeu 12 novos modelos eletrificados, uma nova linha de ônibus e expandiu o serviço em outras duas.
Ao todo, serão 12 veículos em rotas, rodando até 190 quilômetros diários. Inicialmente, a cidade contará com três estações de recarga para abastecimento dos veículos.
A nova linha E378 tem saída e fim no Terminal Mercado. As linhas E178 Praia de Belas e E703 Vila Farrapos, que já existiam, ganharam o prefixo E para indicar que vão operar com ônibus elétricos e novos pontos de partida. De acordo com a Prefeitura de Porto Alegre, os trajetos não sofrerão alterações, além da mudança nos terminais de partida e chegada.