Sete montadoras se unem para criar rede de recarga de alta potência na América do Norte

Até 2023, os EUA esperam ter entre 30 a 42 milhões veículos plug-in. Foto: Divulgação

28/07/2023 - Tempo de leitura: 1 minuto, 59 segundos

Sete das principais fabricantes de veículos do mundo se reuniram para criar uma joint venture. A parceria envovendo essas grandes marcas pretende ampliar o desenvolvimento da frota de veículos elétricos na América do Norte. As empresas BMW Group, General Motors, Honda, Hyundai, Kia, Mercedes-Benz Group e Stellantis NV formam o grupo. E, com isso, querem acelerar o processo de descabonização do transporte.

Mercado não deve faltar. Segundo o Laboratório Nacional de Energia Renovável (NREL, na sigla em inglês), nos próximos anos, serão necessários 182 mil carregadores rápidos DC para atender o crescimento de veículos dos Estados Unidos. Até 2030, por exemplo, o país espera ter entre 30 e 42 milhões de veículos plug-in. Isso sem falar dos equipamentos a serem instalados futuramente no Canadá e México.

Para saber mais sobre eletrificação nos transportes, acesse o canal Planeta Elétrico

De acordo com a parceria, eles pretendem acelerar a transição para veículos elétricos na América do Norte, tornando o carregamento desses modelos movidos a bateria mais “conveniente, acessível e confiável”. Por isso, a nova empresa, resultado dessa união de grandes montadoras, quer desenvolver, pelo menos, 30 mil equipamentos para criar uma grande cadeia de carregamento de alta potência.

Implantação da rede de recarga

Segundo o anúncio, a joint venture estará concluída ainda neste ano, a depender das condições habituais de conclusão e aprovações regulatórias. Inicialmente, as primeiras estações devem ser inauguradas nos Estados Unidos no verão de 2024 e no Canadá em um estágio posterior.

A princípio, a implantação de estações de recarga acontecerá em áreas como as metrópoles e ao longo de rodovias, com carregadores DC de alta potência.

“Com os investimentos em geração para recarga pública sendo implementados em nível federal e estadual, a joint venture alavancará recursos públicos e privados para acelerar a instalação de carregamento de alta potência para os clientes”, explica o documento.

Além disso, as novas estações de carregamento funcionarão para os veículos 100% elétricos de qualquer fabricante. Os equipamento terão Combined Charging System (CCS) ou North American Charging Standard (NACS), para atender os requisitos do programa National Electric Vehicle Infrastructure (NEVI), dos Estados Unidos.