Ranking de transporte sustentável elege cidades costeiras dos EUA como menos poluentes

San José, na California, se posicionou como a cidade com menos emissão de gases poluentes pelo sistema de transporte no País. Foto: Adobe Stock

15/03/2024 - Tempo de leitura: 2 minutos, 2 segundos

O ranking de transporte sustentável elaborado pela empresa de análise de dados, Streetlight Data, classificou 100 das áreas metropolitanas mais populosas dos EUA. O estudo utilizou como base oito fatores principais de transporte que impactam as emissões de gases de efeito estufa em direção à descarbonização.

As cidades de San Jose, na California; Nova York, em Nova York; e São Francisco, também na California, registraram os melhores resultados em relação à transporte favorável ao clima e ao meio ambiente.

De acordo com a pesquisa, nos EUA, os transportes são o maior contribuinte para as emissões de gases poluentes. O relatório do Índice de Impacto Climático de Transporte dos EUA de 2024 ainda utilizou a plataforma InSight da StreetLight, que transforma dados de transporte multimodal em padrões de viagem contextualizados, para realizar os estudos do ranking.

Leia também: Ranking de cidades inteligentes indica Londres como principal polo de inovação e sustentabilidade

A análise deste ano examinou oito fatores de transporte relacionados com a emissão de gases poluentes para avaliar a classificação das cidades americanas. Foram analisadas: os quilometros percorridos pelos veículos; a economia de combustível; o número de passageiros em trânsito; a penetração de veículos elétricos na cidade; a atividade de ciclismo; a atividade de pedestres; a distância percorridas por caminhões; e as mudanças nas distâncias percorridas pelos veículos.

“Em 2023, vimos muitas das reduções relacionadas à pandemia nas emissões de transporte retornarem aos níveis pré-pandêmicos”, disse Laura Schewel, CEO da StreetLight e vice-presidente de software de transporte da Jacobs, que adquiriu a StreetLight Data em 2022.

Ranking de cidades e regiões com melhores índices

De acordo com o próprio documento, as principais áreas metropolitanas do ranking geralmente têm baixo VMT, atividade significativa de ciclistas e pedestres, alto uso de transporte público per capita, e uma melhor economia de combustível. Desta forma, o Índice de Impacto Climático de Transporte dos EUA de 2024 da StreetLight Data organizou o ranking da seguinte forma:

1º – San Jose-Sunnyvale-Santa Clara, Califórnia;
2º – Nova York-Newark-Cidade de Jersey, Nova York-Nova Jersey;
3º – São Francisco-Oakland-Hayward, Califórnia;
4º – Los Angeles-Long Beach-Anaheim, Califórnia;
5º – Seattle-Tacoma-Bellevue, Washington;
6º – San Diego-Chula Vista-Carlsbad, Califórnia;
7º – Portland-Vancouver-Hillsboro, Oregon-Washington;
8º – Boston-Cambridge-Newton, Massachusetts-Nova Hampshire;
9º – Oxnard-Thousand Oaks-Ventura, Califórnia;
10º – Washington-Arlington-Alexandria, DC-Virgínia-Maryland-Virgínia Ocidental