Em São Francisco, nos Estados Unidos, uma empresa especializada em aeronaves elétricas anunciou um plano para a criação da rede de mobilidade aérea na região. Com o objetivo de conectar cinco pontos estratégicos da Baía de São Francisco, o projeto pretende agilizar viagens que, hoje, duram até duas horas. Com as aeronaves elétricas de decolagem e aterrissagem vertical (eVTOLs), os trajetos encurtados levarão entre 10 e 20 minutos. A rede inclui as cidades de São Francisco, Napa, São José, Oakland e Livermore.
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Planejado pela Archer Aviation, o projeto também conta com apoio da Corporação Kilroy Realty, uma proprietária e construtora dos Estados Unidos. O memorando de entendimento delimita uma área de cerca de 20 hectares à beira-mar da Baía de São Francisco para a criação do centro de atividades. O documento contém os principais termos e condições que foram negociadas entre as partes envolvidas.
O objetivo das empresas, segundo o documento, é utilizar a região de São Francisco, um importante centro tecnológico dos EUA, para construir o primeiro vertiporto do empreendimento. Conforme previsão das empresas, a primeira parte do projeto ficará pronta até o final de 2025.
“O objetivo da Archer é transformar as viagens urbanas, substituindo deslocamentos de 60 a 90 minutos de carro por voos de táxi aéreo elétrico estimados em 10 a 20 minutos, que são seguros, sustentáveis, de baixo ruído e competitivos em termos de custo com o transporte terrestre”, afirma a empresa em material de divulgação.
De acordo com o memorando, a parceria também deverá desenvolver um centro de mobilidade à beira-mar. Esse centro operará para o serviço de balsa elétrica e operações eVTOL para todas as empresas da Kilroy Oyster Point. O Sea Portal, como deve ser chamado, será alimentado por energia renovável, com opções de transporte aéreo e marítimo para os funcionários da corporação. Conforme a Archer, todos os locais previstos devem receber um porto semelhante na sequência.
A Archer, sediada na Califórnia, também está projetando novas aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical para uso na rede de mobilidade aérea urbana. O Archer’s Midnight, por exemplo, é uma aeronave pilotada para quatro passageiros, projetada para realizar voos rápidos consecutivos com tempo mínimo de recarga entre os voos.