Cidade no Texas firma parceria com empresa especializada para implantação de táxi aéreo autônomo

Parceria também iniciou os estudos na região para a construção de aeroportos específicos para os veículos aéreos elétricos. Foto: Divulgação/Wisk
Redação Mobilidade
28/02/2024 - Tempo de leitura: 2 minutos, 0 segundos

A cidade de Sugar Land, no Texas, assinou uma parceria com a Wisk Aero para levar o táxi aéreo autônomo para a região. A primeira ação do acordo é a identificação de um ponto para o desenvolvimento de um vertiporto.

De acordo com a empresa, o Aeroporto Regional de Sugar Land pode ser o primeiro local da cidade a receber um futuro vertiporto para o táxi aéreo autônomo. O mesmo local deve incluir, ainda, instalações de treinamento e manutenção de veículos elétricos voadores.

“A área da Grande Houston está passando por um dos maiores crescimentos populacionais do país, o que exige maneiras novas e eficientes de se movimentar pela região”, afirma Brian Yutko, CEO da Wisk.

Leia também: Dubai projeta oferecer serviço de táxi aéreo elétrico até 2026

A longo prazo, a cidade de Sugar Land pretende se concentrar na integração da mobilidade aérea avançada em seus planos de governo de longo prazo. Segundo o governo local, a cidade irá investir no envolvimento da comunidade e em políticas operacionais, como licenciamento de infraestrutura e níveis de ruído.

“Sugar Land está empenhada em abrir novos caminhos e acredito que nossa abordagem incansável chamou a atenção do setor privado à medida que buscamos soluções inovadoras para a mobilidade em nossa comunidade por meio de esforços como Mobilidade Aérea Avançada”, explica o gerente municipal de Sugar Land, Michael W. Goodrum.

A Wisk, por sua vez, ficará responsável pela consultoria e expertise técnica para as operações do táxi aéreo autônomo. Além disso, a empresa cuidará da infraestrutura, treinamento, procedimentos operacionais terrestres e planos para potencial expansão do local.

Táxi aéreo autônomo em Los Angeles

Em outubro do ano passado, a Wisk realizou voos de teste no Aeroporto de Long Beach, na Califórnia. Essa foi a primeira experiência da empresa com operações de voo autônomas em um ambiente de aeroporto comercial complexo e real, juntamente com outras operações aéreas de passageiros.

A empresa está envolvida com os avanços em mobilidade aérea avançada em Los Angeles desde 2022. Na época, a companhia anunciou uma parceria focada na avaliação, planejamento e implementação de mobilidade aérea em Long Beach.