Site mapeia ônibus elétricos na América Latina

Outra função da plataforma é mostrar a quantidade de veículos por tipo de tecnologia. Foto: Getty Images.

17/09/2022 - Tempo de leitura: 2 minutos, 24 segundos

Quantos ônibus elétricos existem na América Latina? A plataforma E-Bus Radar traz essa e outras respostas sobre eletromobilidade no continente. De acordo com o site, os dados foram atualizados em setembro de 2022. 

O site mapeia o número de ônibus elétricos por país. Além disso, detalha quantos são de cada empresa. Outra função da plataforma é mostrar a quantidade de veículos por tipo de tecnologia.

Por exemplo, existem 1.750 ônibus elétricos convencionais à bateria mapeados no continente. Já os articulados à bateria são apenas 12. Por sua vez, existem 1.047 trólebus e 874 ônibus elétricos “midi” à bateria. 

Entretanto, esses números refletem a quantidade de veículos mapeados até o momento.Ao todo, são 4,23% dos ônibus das cidades na plataforma. Em números absolutos, são 87.070.

Segundo o E-Bus Radar, no Brasil estão mapeados 371 ônibus elétricos até o momento. Há 1,95% dos ônibus das cidades do país na plataforma.

O objetivo da plataforma é monitorar as frotas de ônibus elétricos no transporte público das cidades latino-americanas. Além disso, a plataforma visa “monitorar e georreferenciar as frotas de ônibus elétricos em operação; promover a transparência de dados; e quantificar as emissões de CO2 evitadas graças à operação desses veículos”.

Outras funções da plataforma

Além de mapear o número de ônibus elétricos na América Latina, o E-Bus Radar também detalha as licitações em andamento. Ou seja, especifica os certames que podem resultar na implantação de ônibus elétrico em cada município.

Outra função do E-Bus Radar é trazer projeções com base em análises da equipe do C40 Benefits. A C40 Cities conecta 96 das principais cidades do mundo que buscam um futuro mais saudável e sustentável. As projeções podem ser consultadas aqui.

Desenvolvimento do E-Bus Radar

A plataforma que traz dados sobre ônibus elétricos foi desenvolvida pelo Laboratório de Mobilidade Sustentável (LABMOB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Em suma, o LABMOB desenvolve soluções focadas em tecnologias sustentáveis, logística urbana, mobilidade corporativa e micromobilidade. Trata-se de uma colaboração entre academia, setor privado e sociedade civil.

Além disso, a plataforma conta com diversos parceiros. Entre eles está o Zero Emission Bus Rapid-deployment Accelerator (ZEBRA). O programa visa acelerar a implementação de ônibus zero emissões na América Latina. Outro parceiro é a própria C40.

O E-Bus Radar também conta com o apoio do Conselho Internacional de Transportes Limpos (ICCT) e da P4G, uma iniciativa global que investe em parcerias público-privadas com potencial de oferecer soluções de mercado para um crescimento econômico sustentável.

Colaboram ainda o Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) e o iCS (Instituto de Clima e Sociedade), que oferece apoio à plataforma.