A cidade de Curitiba deu início a um movimento que pode se expandir para outros Estados do Brasil nos próximos anos. A capital paranaense é a primeira do País a testar veículos 100% elétricos como táxis, carros que foram apresentados ao público no Jardim Botânico na última sexta-feira, dia 16/06.
A princípio, os seis taxistas sorteados para participar dos testes irão dirigir os veículos ao longo de seis meses. Os carros do modelo Renault Zoe E-Tech 100% elétrico já circulam pela cidade com a mesma tarifa praticada nos táxis convencionais.
O projeto de utilização de táxis elétricos na cidade é uma parceria da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) com a Urbanização de Curitiba S/A (URBS), Renault e Mobilize.
“O município dá mais um passo para substituição da matriz energética fóssil pela energia limpa no transporte. Estamos testando ônibus elétricos e agora avançamos com a frota de táxi da cidade”, disse Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da URBS. De acordo com ele, os resultados dos testes e seu desempenho serão utilizados como base de dados para o modelo elétrico.
Os novos veículos são aquisições da ABDI, com gestão da Mobilize Beyond Automotive, e alugados pelos taxistas por meio da plataforma Mobilize Share. Além disso, dois carregadores Wallbox Comander 2S 22KW estão na Rodoferroviária de Curitiba, local que será o ponto de apoio do projeto.
Os taxistas terão isenção de 100% do valor das recargas durante o período de duração do estudo. Ao mesmo tempo, ainda serão isentos do pagamento de taxas de outorga e dispensados do pagamento do Estacionamento Regulamentado (EstaR).
Os testes com táxi elétrico fazem parte do projeto de eletrificação da frota de táxi em Curitiba. Um dos objetivos dessa iniciativa é conter o avanço das mudanças climáticas e zerar as emissões de carbono da capital até 2050.
O evento de inauguração contou com a presença de Rafael Greca (PSD), prefeito de Curitiba, que foi também o primeiro passageiro da iniciativa. “Hoje, o serviço de táxis de Curitiba se moderniza e entra no século 21. Estamos fazendo história”, disse o prefeito, durante a ocasião.
Leia também: Stellantis e Hype lançam primeira frota de táxis acessíveis movidos a hidrogênio em Paris