No segmento de serviços relacionados à mobilidade, a pandemia da covid-19 trouxe mudanças para as empresas, seja acelerando a implementação de tecnologias, seja abrindo novas frentes de atuação por causa do isolamento social e da redução dos deslocamentos por grande parte da população.
Este ano foi marcado, também, por um avanço importante da mobilidade elétrica, impulsionando toda a cadeia desse setor, no Brasil. Confira, a seguir, as vencedoras da trilha Serviços, do Prêmio Mobilidade Estadão 2022.
– Uber
– 99
– Lady Driver
Como ocorreu em outros segmentos dentro do universo da mobilidade, o de transporte por aplicativo também passou por transformações na pandemia: com as pessoas se movimentando menos pelas cidades, a demanda por serviços de delivery cresceu, impulsionando novas frentes.
“Dentro do Uber Eats, por exemplo, nosso aplicativo passou a oferecer produtos de supermercado, lojas de conveniência, floriculturas, pet shops e outros produtos para o dia a dia”, conta Saulo Passos, diretor de comunicação da Uber para América Latina, empresa que ficou com a primeira posição nessa categoria.
Como pontos fortes do ano, a Uber ofereceu reembolso para motoristas parceiros na compra de produtos de higiene e acessórios de proteção, e doou mais de 800 mil viagens a diversos movimentos sociais, apoiando a vacinação. “Nosso foco, no Brasil, é fazer com que as opções de mobilidade e serviços de nossa plataforma estejam acessíveis a mais brasileiros, no local em que estiverem”, finaliza Passos.
– Movida
– Localiza-Hertz
– Unidas
O segmento de locação de veículos registrou aquecimento neste ano, e foi marcado, também, pelo avanço da eletrificação da frota de automóveis elétricos. A Movida, vencedora dessa categoria, concluiu o terceiro trimestre de 2021 com lucro líquido de R$ 259,4 milhões, número sete vezes superior ao verificado no mesmo trimestre do ano passado.
“A frota total da empresa no último trimestre foi de 168 mil carros, crescimento de 60 mil unidades e aumento de 55%, quando comparado ao terceiro trimestre de 2020”, diz Renato Franklin, CEO da Movida. Além disso, a empresa celebra a maior frota de veículos 100% elétricos de passeio, no Brasil, com mais de 500 carros zero emissão.
“A Movida instituiu como meta para os próximos anos aumentar toda sua frota de veículos elétricos e híbridos em 20% e de reduzir em 30% sua emissão de gases de efeito estufa (GEE)”, comenta Franklin.
– Porto Seguro Auto
– Tokio Marine Seguradora
– Allianz
Ao longo do ano, a Porto Seguro Auto, primeiro lugar nessa categoria, registrou a marca de 5,8 milhões de veículos segurados, um recorde histórico da companhia. A Vertical Seguros, que abriga os produtos da empresa com essa característica, também cresceu 11,9% em prêmios emitidos, no terceiro trimestre do ano.
“Todo o contexto do cenário econômico do País impôs um desafio para o mercado, mas conseguimos avaliar as possibilidades e, por meio de diversas ações, ampliamos a nossa oferta de soluções em seguros e serviços à população”, diz Marcelo Picanço, CEO da Vertical Seguros, da Porto Seguros.
Como novidade no período, a empresa lançou o Bllu, um seguro para quem ainda não tem o produto, com foco nos cerca de 2/3 da frota brasileira não segurada.
– Localiza
– Zero Km Movida
– Carro Fácil – Porto Seguro
Muito diferente do que ocorreu com diversos setores no período, o mercado de aluguel de carros presenciou uma recuperação acelerada. “Essa retomada foi motivada pelos brasileiros que percebiam no carro uma solução que promovia uma sensação maior de segurança”, diz Elvio Lupo, diretor executivo de aluguel de carros da Localiza.
Para isso, a empresa investiu em práticas de higienização e prevenção, desenvolvendo protocolos que foram implementados em todas as mais de 600 agências, no Brasil. Como novidades, a empresa lançou, em 2020, o Localiza Meoo, programa de carro por assinatura, e, neste ano, o Zarp, uma solução específica para motoristas por aplicativo.
“Acreditamos que a tendência da priorização no uso do carro em detrimento da posse só tem a crescer e que novas soluções serão criadas para tornar a experiência de mobilidade cada vez mais encantadora”, afirma Lupo.
– Beepbeep
– Waze Carpool
– Vec Itaú
Para a Beepbeep, empresa de compartilhamento de automóveis elétricos, 2021 foi um ano muito importante.
“Apesar da pandemia, conseguimos mais que triplicar a nossa frota e o nosso faturamento. Percebemos uma forte demanda por transporte individual, pois as pessoas se sentiam mais seguras do que em outras modalidades”, diz Victor Frange, cofundador. Ele conta que, ao longo do ano, a Beepbeep seguiu sua expansão e firmou novas parcerias, conectando cada vez mais cidades a aeroportos como os de Guarulhos e Viracopos.
“Hoje, estamos presentes em seis cidades e dois aeroportos internacionais, e pretendemos seguir aumentando esses números”, completa. De acordo com ele, atualmente, há muita procura por mobilidade sustentável.
“Acreditamos que, com a melhora da economia e o ‘fim’ da pandemia, o setor de mobilidade será um dos grandes beneficiados”, concluiu Frange.
– Sem Parar
– ConectCar
– Veloe
No mercado de meios de pagamento, as transações sem contato ganharam a preferência dos usuários. “Mesmo num período tão desafiador, superamos a marca de 6 milhões de clientes, com uma liderança absoluta no segmento. Abastecimento e drive-thru são os serviços que ganharam ainda mais relevância, nos últimos dois anos, em que crescemos mais de 30% no volume de transações nessas duas razões de uso, nesse período”, explica Carlos Gazaffi, presidente do Sem Parar – líder na categoria.
Como novidade, a empresa lançou o Sem Parar Pay, que é uma tecnologia via Bluetooth de pagamento direto pelo celular na cabine semiautomática, disponível em rodovias nos Estados de RS, MS e ES.
“O pagamento acontece pelo celular, nas cabines manuais, e pode ser utilizado tanto por motoristas quanto por motociclistas. É um serviço pré-pago e, para ser utilizado, é necessário que o usuário baixe nosso aplicativo e faça uma recarga de acordo com a sua necessidade”, diz o executivo.
– EZVolt
– Tupinambá
– PlugShare
Para o setor de eletromobilidade, no Brasil, 2021 foi muito positivo, com diversos lançamentos de veículos elétricos ou híbridos e crescimento nas vendas. “Para nós, foi um ano de consolidação no mercado e de crescimento exponencial. Hoje, temos uma rede própria com mais de 300 carregadores e somos líderes no setor de recarga para frotas”, diz Gustavo Monteiro, CEO e um dos fundadores da Easy Volt, vencedora nessa categoria.
De acordo com o executivo, a empresa é a primeira no País a atuar no conceito de “charge as a service”, no qual os clientes podem fazer a recarga do veículo nos eletropostos instalados em condomínios, locais de trabalho ou shoppings, pagando por meio de cartão de crédito cadastrado no aplicativo.
“As perspectivas para 2022 são as melhores possíveis para o mercado da eletromobilidade. Cada vez mais, a agenda ESG está presente nas grandes corporações e isso também implica no aumento de iniciativas para redução de emissões por meio da implantação de frotas elétricas”, finaliza Monteiro.