Prêmio BYD Mobilidade Estadão 2024. Confira os finalistas da Trilha Jornal do Carro

BYD Dolphin disputa como Melhor Elétrico e também concorre ao Carro do Jornal do Carro do Prêmio Mobilidade Estadão 2024. Divulgação: BYD
Diogo de Oliveira, do Jornal do Carro
08/11/2023 - Tempo de leitura: 7 minutos, 20 segundos

O mercado brasileiro de veículos passa por grandes transformações em 2023. Por exemplo, as vendas de carros elétricos e híbridos crescem de forma pujante. De janeiro a outubro, os emplacamentos de eletrificados acumulam alta de 73%, ou seja, já superaram com folga o volume registrado em 2022. Apenas em outubro, foram 9.512 unidades, um recorde.

Da mesma forma, as picapes só avançam em participação, o que explica os vários lançamentos na categoria. E os SUVs respondem por nada menos que 45,5% do total de automóveis e comerciais leves novos entregues no ano.

É com base nessa leitura do mercado nacional que o Prêmio BYD Mobilidade Estadão 2024 apresenta os finalistas da Trilha Jornal do Carro. Naturalmente, os SUVs e picapes concentram as novidades disponíveis nas lojas pelo País, assim como os eletrificados, que chegam aos montes.

Mas também houve importantes lançamentos entre modelos de entrada, visto que os preços dos carros 0-km dispararam. Assim, hatches e sedãs de entrada receberam a atenção das montadoras, que disputam cada vez mais o consumidor com novas tecnologias de conectividade e de segurança.

Avanço da eletrificação

Entre os modelos luxuosos de marcas “premium”, está cada vez mais nítido o avanço rumo à eletrificação. Praticamente todos os últimos lançamentos foram de veículos 100% elétricos ou híbridos do tipo plug-in, que recarregam em fonte externa. Assim, 2023 pode ser considerado o ano que marca o início da transição mais acelerada para o carro eletrificado no País.

Além da escolha dos especialistas, o consumidor terá voz, pois poderá escolher os vencedores de quatro categorias do Prêmio BYD Mobilidade Estadão 2024: Melhor Carro, Melhor Caminhão, Melhor Moto e Melhor Solução de Mobilidade. Saiba como votar.

Os grandes vencedores do ano serão conhecidos, em 11 dezembro, em evento que irá se realizar no Museu de Arte Moderna (MAM), em São Paulo com transmissão ao vivo pelas mídias sociais do Estadão e pelo site Mobilidade.

Confira, a seguir, os concorrentes de cada uma das categorias da edição deste ano do prêmio.

Melhor Hatch Compacto

  • Citroën C3
  • Peugeot 208
  • VW Polo

Neste ano, o Citroën C3, que foi o vencedor da última edição, encara dois adversários difíceis. De um lado, o “irmão” Peugeot 208, que recebeu um importante reforço com a chegada do motor 1.0 turboflex de 130 cv e do câmbio automático CVT, emprestados da Fiat – todas marcas do Grupo Stellantis. Só que a dupla francesa enfrenta o VW Polo, que decolou nas vendas com a chegada da linha 2024 e do inédito Polo Track, modelo de entrada que veio substituir o Gol, que saiu de linha.

Melhor Sedã Compacto

Citroën C3 é um dos três candidatos na categoria Melhor Hatch Compacto. Divulgação Citroën
  • Chevrolet Onix Plus
  • Nissan Versa
  • Volkswagen Virtus

Líder absoluto de vendas, o Chevrolet Onix Plus é o sedã a ser batido no mercado nacional, e dois rivais receberam boas atualizações. Logo no início do ano, a Volkswagen lançou o Virtus 2024 com visual renovado e mais conteúdo. Já a Nissan trouxe o Versa reestilizado do México, no meio do ano, também com estilo mais moderno e muita tecnologia.

Melhor Sedã de Luxo

  • Audi A3
  • BMW Série 3
  • Mercedes-Benz CLA

O BMW Série 3 é o atual carro de luxo mais vendido no País, e, neste ano, recebeu um belo “upgrade”, sobretudo na cabine, com duas grandes telas que o deixaram bem tecnológico. Nesta edição 2024 do Prêmio BYD Mobilidade Estadão, o modelo encara dois conterrâneos, o Audi A3 sedã, em nova geração moderna, e o Mercedes-Benz CLA, que tem estilo cupê e também aposta na veia esportiva e no requinte a bordo.

Melhor SUV Compacto

Fiat Fastback disputa na categoria Melhor SUV Compacto. Divulgação Fiat
  • Chevrolet Tracker
  • Fiat Fastback
  • Jeep Renegade

Esse é o segmento mais concorrido do mercado brasileiro neste ano, e o Chevrolet Tracker, um dos finalistas desta edição, disputa a liderança. Como adversários, o SUV feito em São Caetano do Sul (SP) enfrenta o Jeep Renegade, que subiu de nível após ganhar o motor 1.3 turboflex de 185 cv, e o Fiat Fastback, que inovou a categoria com seu estilo de cupê e a recém-lançada versão com escudo da Abarth.

Melhor Esportivo

Honda Civic Type R disputa a categoria de melhor Esportivo. Divulgação Honda
  • Honda Civic Type R
  • Jaguar F-Type
  • Porsche 911

O mercado de carros esportivos também teve bastante movimentação em 2023. A Honda trouxe, pela primeira vez ao Brasil, o Civic Type R, hatch com preparação de pista, um poderoso motor 2.0 turbo a gasolina de 297 cv e câmbio manual. Já a Jaguar lançou a edição final do seu icônico F-Type, que vai sair de linha neste ano para abrir caminho para um novo esportivo elétrico. Por fim, o Porsche 911, esportivo mais famoso da marca alemã, vendeu como nunca neste ano e tem mais de mil unidades. Quem leva essa?

Melhor SUV Médio

GWM Haval H6 é dos três concorrentes da categoria. O modelo também disputa como Carro do Ano. Foto: Daniel Teixeira / Estadão
  • GWM Haval H6 (concorre também a Carro do Jornal do Carro)
  • Jeep Compass
  • Toyota Corolla Cross

Dois modelos dominam as vendas da categoria em 2023, o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross. Entretanto, nos últimos meses, um SUV chinês vem se destacando nas vendas. Trata-se do Haval H6, primeiro carro da GWM no País. O SUV é vendido somente em versões híbridas e tem superado, inclusive, o rival da Toyota, que é feito em Sorocaba (SP) e é o único híbrido flex do mercado até hoje.

Melhor Picape

RAM Rampage é um dos três modelos que disputam a categoria. O modelo também concorre ao Carro do Ano. Crédito: RAM
  • Chevrolet Montana
  • Ford Ranger
  • RAM Rampage (concorre também ao Carro do Jornal do Carro)

Categoria que concentrou os lançamentos em 2023, as picapes desta edição representam três diferentes segmentos desse mercado que cresce. Logo no início do ano, a GM lançou a nova geração da Montana, com produção em São Caetano do Sul (SP) e a mesma base do SUV Tracker. Pois a arquirrival Ford trouxe, na sequência, a terceira geração da Ranger, importada da Argentina. E a RAM, finalmente, ganhou uma picape nacional inédita, a Rampage, feita em Goiana (PE) sobre a base da Fiat Toro e dos SUVs da Jeep.

Melhor Híbrido

BYD Song Plus disputa como melhor carro da categoria. Divulgação BYD
  • BYD Song Plus
  • Honda Civic
  • Volvo XC60 Recharge

O mercado de carros híbridos era pouco expressivo até 2023. Neste ano, vários modelos que combinam motores elétricos e a combustão desembarcaram no País para popularizar a tecnologia que tende a se tornar dominante no Brasil nos próximos anos. Logo na virada do ano, a Honda lançou a nova geração do Civic, que veio da Tailândia em versão eletrificada. A Volvo reformulou o XC60 Recharge, um dos mais vendidos até então. E a BYD revolucionou a categoria com o SUV Song Plus, seu primeiro híbrido plug-in com autonomia impressionante que supera os mil quilômetros.

Melhor Elétrico

  • BYD Dolphin (também disputa como Carro do Jornal do Carro)
  • Peugeot e-2008
  • Volvo C40

O Brasil já tem carros elétricos nas ruas desde 2019, mas foi em 2023 que os veículos a bateria (BEVs) deslancharam. Para surfar nessa onda de eletrificação, a Peugeot logo trouxe ao País o e-2008, nova geração do SUV compacto em versão 100% elétrica. Nas vendas, desde o início do ano, o destaque era o Volvo C40. Mas elas realmente só decolaram após a chegada do BYD Dolphin EV, que veio da China, no fim de junho, com preço que mexeu com o mercado e fez vários concorrentes baixarem as tabelas.

Carro do Jornal do Carro

  • BYD Dolphin
  • GWM Haval H6
  • RAM Rampage

Um elétrico, uma picape e um SUV. O principal prêmio da Trilha do Jornal do Carro não poderia representar melhor o que foi o ano de 2023 no mercado nacional. O BYD Dolphin EV chegou em junho e rapidamente se tornou um fenômeno de vendas, estabelecendo um novo patamar para os carros a bateria. O Fiat Fastback trouxe estilo e tecnologia ao segmento de SUVs. E a picape RAM Rampage mexeu com o de picapes intermediárias, que está em franca expansão. Qual dos três levará o título?