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Prêmio BYD Mobilidade Estadão 2024: veja os vencedores da Trilha MotoMotor

Por: Arthur Caldeira, do MotoMotor . 11/12/2023

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Prêmio Mobilidade 2024

Prêmio BYD Mobilidade Estadão 2024: veja os vencedores da Trilha MotoMotor

Descubra também a ganhadora da categoria Melhor Moto, eleita pelo voto popular

4 minutos, 46 segundos de leitura

11/12/2023

Por: Arthur Caldeira, do MotoMotor

Moto do MotoMotor_Honda
Odair Dedicação Jr. (à esq.), gerente de relações públicas e competições da Honda Motos, recebe o troféu de Arthur Caldeira, editor do MotoMotor. A marca ganhou como Melhor Moto Estradeira, Melhor Moto Urbana e Moto do MotoMotor. Foto: Rogério Cassimiro

Em um ano de produção em alta e forte crescimento de vendas, não faltaram lançamentos de motocicletas e scooters no mercado. Além do aumento do delivery e das entregas de última milha, a procura das pessoas por um meio de transporte individual também impulsionou as vendas desses modais.

Tudo isso tornou difícil o trabalho dos jurados, especialistas do Prêmio BYD Mobilidade Estadão 2024 que desempenharam a missão de escolher entre 15 modelos, concorrendo em seis categorias da Trilha MotoMotor da premiação, além do prêmio de Melhor Moto, escolhida por voto popular. Confira todas as vencedoras a seguir.

Melhor Scooter: BMW C 400X

A BMW C 400X, primeira scooter média produzida pela BMW, no Brasil, foi a grande vencedora dessa categoria, com seu motor de um cilindro e 34 cv de potência com câmbio automático CVT. A scooter alemã chega às lojas em duas versões – Standard e Sport – com preço a partir de R$ 54.900.

A principal diferença, além da cor, é o painel com tela de TFT e sistema de conectividade para smartphones na versão Sport, mais cara, que custa R$ 59.900. Com freios ABS e até controle de tração, a C 400X é fruto do investimento de R$ 50 milhões que a BMW fez em sua fábrica localizada em Manaus (AM).

BMW C 400X: Melhor Scooter do Prêmio BYD Mobilidade Estadão 2024
BMW C 400X: eleita Melhor Scooter pelo Prêmio BYD Mobilidade Estadão 2024. Foto: Divulgação BMW

Melhor Moto Urbana: Honda CB 300F Twister

A eleita foi a Honda CB 300F Twister, nova geração da Twister que causou impacto ao chegar com motor maior e mais potente, além de um design inspirado nas motos maiores da Honda, como a CB 500F. Com o aumento na cilindrada para 293,5 cm³, o desempenho do motor melhorou: 24,7 cv de potência máxima a 7.500 rpm, quando abastecido com etanol. Projetada no Brasil, a CB 300F Twister tem sistema de iluminação full-LED e um painel digital bem completo. Seu preço sugerido, com freios ABS, é de R$ 21.990.

Honda CB 300F Twister: Melhor Moto Urbana. Foto: Divulgação Honda
Odair Dedicação Jr. (à esq.), gerente de relações públicas e competições da Honda Motos, e Renato Vieira, gerente comercial do Estadão. A Honda também venceu como Melhor Moto Urbana. Foto: Rogério Cassimiro

Melhor Moto Trail: Royal Enfield Scram 411

A vencedora dessa categoria foi a Royal Enfield Scram 411. Inspirada na aventureira Himalayan 411, a Scram 411 também aposta em um design mais jovem e mudanças ciclísticas para atrair quem procura uma moto de uso misto para rodar na cidade. Seu assento mais baixo e a roda dianteira de 19 polegadas, fazem da Scram uma trail ágil e robusta para encarar o trânsito urbano.

Embora seu motor não tenha muita potência (24,3 cv), tem bom torque para “economizar” trocas no câmbio de seis marchas. Com preço a partir de R$ 22.490, menor do que a Himalayan, a Scram 411 já superou sua irmã em vendas neste ano.

Royal Enfield Scram 411: Melhor Moto Trail. Foto: Divulgação Royal Enfield

Melhor Moto Esportiva: BMW S 1000RR

Em sua terceira geração, a superesportiva alemã BMW S 1000RR ficou com o título de melhor moto esportiva. Ela chegou ao País com mais 3 cv de potência, chegando a 210 cv em seu motor de quatro cilindros em linha e 1.000 cc. Entretanto, a grande novidade da S 1000RR foi o novo design das carenagens, que incorporam as winglets, as famosas “asas” da MotoGP, principal categoria da motovelocidade mundial.

Outras melhorias no chassi e uma eletrônica ainda mais refinada, devem ajudar a S 1000RR a se manter na liderança da categoria de superesportivas de um litro. Seu preço inicial de R$ 125.990, inferior aos concorrentes, também deve ajudá-la.

BMW S 1000RR venceu como Melhor Moto Esportiva. Foto: Divulgação BMW

Melhor Moto Estradeira e Moto do MotoMotor: Honda Africa Twin CRF 1100L Adventure Sports DCT

A Honda Africa Twin CRF 1100L Adventure Sports DCT, aventureira mais tecnológica da marca, que passou a ser produzida no Brasil neste ano, venceu em duas categorias: melhor moto estradeira e moto do MotoMotor. Aliás, a unidade fabril da marca japonesa, instalada em Manaus, é a única fora do Japão a produzir o exclusivo câmbio DCT de dupla embreagem.

Com motor de dois cilindros, 1.100 cc e 99,3 cv de potência, a versão Adventure Sports ainda traz tanque maior, suspensões eletrônicas e rodas raiadas com pneus sem câmara. Com diversos equipamentos de conforto, incluindo até uma central multimídia com Apple CarPlay e Android Auto, a Africa Twin Adventure Sports DCT tem preço sugerido de R$ 109.130.

Honda Africa Twin CRF 1100L Adventure Sports DCT: vencedora em duas categorias. Foto: Divulgação Honda

Melhor Moto pelo Voto Popular: Ducati Desert X

Com a proposta de ser uma bigtrail focada no desempenho off-road, a Ducati Desert X trouxe rodas raiadas, com aro 21, na dianteira, e suspensões com mais de 200 mm de curso. Equipada com um motor de dois cilindros em “V” a 90°, de 937 cm³, que produz 111 cv de potência, a Desert X abusa da eletrônica para garantir a segurança mesmo nos piores terrenos. Assim como o seu design, com faróis de LED redondos e tanque de grande capacidade, a Desert X foi inspirada nas motos de rally dos anos de 1980 e 1990. Seu preço de R$ 97.990 é elevado, mas adequado para o segmento de bigtrail. 

Marcos Fracaro, CEO da Ducati do Brasil, recebe o troféu de Melhor Moto pela Ducati Desert X de Rodrigo Flores, diretor de Publishing House do Estadão. Foto: Rogério Cassimiro

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