Depois de uma longa seleção para a escolha dos finalistas em quatro trilhas, está chegando o momento de conhecer os vencedores do Prêmio Mobilidade Estadão 2025.
Os melhores do ano virão a público na segunda-feira, dia 11 de novembro, na Cinemateca Brasileira, zona sul de São Paulo. O maior e mais importante prêmio do ecossistema de mobilidade do País conta com 44 categorias, que se dividem em quatro trilhas: Jornal do Carro, Estradão, MotoMotor e Mobilidade.
Em primeiro lugar, citamos a trilha Jornal do Carro, que se divide em 17 categorias, incluindo o novo prêmio para Melhor Design. A trilha Estradão, por outro lado, reconhece os melhores caminhões e furgões em 10 categorias.
Enquanto isso, a trilha Mobilidade premia 9 modalidades de serviços e produtos. Por fim, Motocicletas e scooters disputam 7 categorias na trilha MotoMotor. No total, 129 produtos ou serviços são selecionados por especialistas de cada segmento.
Além dos jurados de cada área, o Prêmio Mobilidade Estadão 2025 também teve a participação dos leitores, por meio de votação popular. O público pôde votar em 30 categorias, sendo 15 da trilha Jornal do Carro, 7 de MotoMotor e 8 de Mobilidade.
Dada a especificidade de alguns temas, 14 categorias contaram com avaliação exclusiva de especialistas, com júri formado por integrantes da redação e profissionais convidados. Entre elas estão as 10 categorias da trilha Estradão, incluindo Caminhão do Estradão.
A Cidade Destaque em Mobilidade, por exemplo, foi eleita por um colegiado de especialistas na área. O grupo chegou à decisão após analisar iniciativas das administrações municipais em temas como descarbonização dos transportes públicos e integração entre modais, além de políticas voltadas aos pedestres e prevenção de acidentes.
No dia da entrega dos prêmios, além dos vencedores de cada subdivisão das quatro trilhas, serão conhecidos também o melhor entre os melhores, com os prêmios Carro do Jornal do Carro, Moto do MotoMotor e Caminhão do Estradão.
Por fim, a premiação terá transmissão ao vivo a partir das 19h horas, por meio das redes sociais do Estadão.