Prêmio Cidade Destaque em Mobilidade tem corpo de jurados formado por especialistas

Categoria do Prêmio Mobilidade 2025 reconhece os municípios com melhores iniciativas de mobilidade urbana. Foto: Adobe Stock
Redação Mobilidade
Há 13 dias - Tempo de leitura: 3 minutos, 2 segundos

Os sete jurados da categoria Prêmio Cidade Destaque em Mobilidade são especialistas responsáveis por selecionar o município brasileiro que mais se destacou em mobilidade urbana. Para isso, foram analisados temas como descarbonização da frota de transporte público – por exemplo, com ônibus elétricos e/ou a gás -, investimento diversificação de modais – caso de BRTs, VLTs e transporte sobre trilhos – e iniciativas relacionadas à mobilidade ativa, como expansão de ciclovias e segurança de pedestres.

Ao mesmo tempo, os critérios também abrangem outras iniciativas. Como as relacionadas à segurança da mulher no transporte público, esforços para redução de sinistros de trânsito e soluções criativas para financiamento da mobilidade urbana.

Por fim, diante da complexidade dos temas e da necessidade de aprofundamento na análise de dados dos municípios brasileiros, essa categoria não é aberta à votação popular.

Conheça os sete jurados:

Clarisse Cunha Linke

Mestre em Políticas Sociais, ONGs e Desenvolvimento pela London School of Economics and Political Science e doutoranda no Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal Fluminense. É professora de pós-graduação no Laboratório de Responsabilidade Social e Sustentabilidade do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e conselheira do Futuro da Mobilidade do Fórum Econômico Mundial. Por fim, também foi conselheira da Rede de Transporte de Baixo Carbono (SLoCaT).

Luiz Carlos Mantovani Néspoli (Branco)

Engenheiro civil formado pela Escola Politécnica da USP. Atualmente, é superintendente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e autor do livro Metrópole de São Paulo 1967 – 2017: 50 anos em busca da autoridade metropolitana.

Meli Malatesta

Mestra e doutora em Mobilidade Não Motorizada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, consultora em políticas públicas, planejamento e projetos de mobilidade sustentável. É presidente da comissão técnica de Mobilidade a Pé e Acessibilidade da Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP).

Paula Faria

Especialista em mobilidade urbana, aeroportos, segurança pública e parcerias público-privadas. É CEO da Necta, idealizadora da plataforma Connected Smart Cities, do Parque da Mobilidade Urbana e do P3C: Investimentos em Infraestrutura. 

Paula Manoela dos Santos

Engenheira civil e mestre em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente, é gerente de Mobilidade Urbana do instituto de pesquisa WRI (World Resources Institute) Brasil.

Sérgio Avelleda

Sócio fundador da Urucuia: Mobilidade Urbana, e coordenador do Núcleo de Mobilidade Urbana do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. Advogado com MBA em gestão executiva pelo Insper, é consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e membro da Comissão de Direito Urbanístico da OAB/SP. Além disso, foi secretário de Mobilidade e Transportes da cidade de São Paulo, presidente do Metrô de São Paulo, presidente da CPTM, diretor de Mobilidade Urbana do WRI Ross Center for Sustainable Cities em Washington, e membro do conselho de administração da Partnership on Sustainable, Low Carbon Transport (SLoCaT).

Rodrigo Tortoriello

O último dos jurados do Prêmio Cidade Destaque em Mobilidade é especialista em mobilidade urbana. Rodrigo Tortoriello é sócio fundador da RT2 Consultoria, consultor associado da Urucuia: Mobilidade Urbana e consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Foi vice-presidente da Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro (Semove), membro do Conselho Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Cetran-RS) e do conselho fiscal da Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre (EPTC).