Palio bate Celta e vence primeira edição do prêmio há 18 anos, veja todos os vencedores de 2006

Primeira edição tinha apenas carros fabricados no Brasil. Foto: Acervo Estadão. Foto: Acervo Estadão

13/09/2024 - Tempo de leitura: 6 minutos, 24 segundos

O Jornal do Carro realizou a primeira edição de seu prêmio concedido aos melhores automóveis há 18 anos. Os resultados foram publicados na edição de 5 de abril de 2006. Na época, concorriam apenas veículos produzidos no Brasil. Sendo assim, um total de 77 modelos competiram nas 14 categorias.

Nessa primeira edição, o Fiat Palio 1.0 foi o vencedor na categoria Hatch. Outros modelos que ganharam em suas categorias, e que também há muito deixaram de ser produzidos, foram a Palio Weekend (Perua compacta), Chevrolet Astra (Hatch médio), Toyota Fielder (Perua média) e Chevrolet Zafira (Minivan).

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2007

Em primeiro lugar, figurou o Chevrolet Celta na categoria hatch compacto. Foto: Acervo Estadão

No dia 8 de agosto de 2007, a edição do Jornal do Carro trouxe em sua capa a seleção dos melhores em 12 categorias, a partir de uma triagem que envolveu 77 modelos.

Chevrolet Celta (Hatch compacto), Renault Logan (Sedã compacto) e Honda Civic de oitava geração (Sedã médio) fizeram sua estreia no mercado e faturaram o prêmio em suas categorias, ao lado de veteranos como Chevrolet Astra e os Fiat Idea e Palio Weekend.

2008

Pela primeira vez participam veículos fabricados fora do País. Foto: Acervo Estadão.

A terceira edição do prêmio trouxe como novidade, no dia 6 de agosto de 2008, a admissão de veículos argentinos e mexicanos. O Brasil mantinha acordo de livre comércio com esses países, sendo assim, os modelos estavam isentos de Imposto de Importação.

Em 16 páginas, publicadas como um encarte do Jornal do Carro, foram avaliadas 92 versões de automóveis, 15 a mais do que no ano anterior. E, pela primeira vez, foi eleito o Carro do Jornal do Carro. Os laureados foram o Honda Civic. O argentino Ford Focus (Hatch médio) e o mexicano Ford Fusion (Sedã grande).

2009

Picapes compactas competiram nessa edição. Foto: Acervo Estadão.

A novidade da quarta edição do prêmio foi a estreia das categorias reservadas aos comerciais leves e às picapes compactas e médias. Sendo assim, o número de categorias subiu para 15 categorias.

Em 12 páginas publicadas na edição de 5 de agosto de 2009, dentre mais de 120 veículos analisados, o vencedor foi o Volkswagen Voyage, que retornou renovado após 12 anos fora de linha. Por fim, as picapes Chevrolet Montana (compacta) e S10 (média) ganharam em suas categorias.

2010

Nesse ano o prêmio analisou veículos de todo o mundo. Foto: Acervo Estadão.

Sempre em busca de inovação, a quinta edição do prêmio trouxe novidades. Em primeiro lugar, a seleção passou a incluir automóveis de todo o mundo, uma tendência natural diante do crescimento das importações. Ao mesmo tempo, o prêmio também instituiu um teto de R$ 100 mil.

Em 16 páginas na edição de 4 de agosto, 161 veículos passaram pelo crivo da equipe. O Ford Focus ficou com a premiação principal, enquanto o sul-coreano Kia Sorento levou a melhor entre os utilitários-esportivos.

2011

Em primeiro lugar, o JAC J3, um veículo chinês, se destacou. Foto: Acervo Estadão.

Com a inflação sob controle em 2011, o teto de R$ 100 mil, estabelecido no ano anterior como limite para os veículos participantes, foi mantido.

A edição do Jornal do Carro de 3 de agosto trouxe oito páginas com os premiados em 17 categorias. O argentino Renault Fluence foi o Carro do Jornal do Carro neste ano. Por fim, nessa edição um chinês – o JAC J3 – chegou ao topo venceu entre os hatches pela primeira vez, com motor entre 1.4 e 1.6.

2012

Edição comemorativa do prêmio celebrou os 30 anos do Jornal do Carro. Foto: Acervo Estadão.

A edição comemorativa dos 30 anos do JC trouxe sete páginas com os melhores do ano. Entre as 15 categorias, o destaque foi o Chevrolet Cruze Sport6, escolhido como o Carro do Jornal do Carro.

2013

Desta vez, o leitor foi convidado a participar. Foto: Acervo Estadão.

Em 2013, o prêmio contou com duas importantes novidades. Em primeiro lugar, instituiu o voto do leitor, que a partir dessa edição também pôde exercer sua escolha. Ao mesmo tempo, também impôs o fim da separação por cilindrada.

O Ford Fiesta hatch, renovado e produzido no Brasil, foi o melhor e levou o prêmio principal do Jornal do Carro, numa edição que trouxe o BMW 320i e o Range Rover Evoque vencendo em suas categorias.

2014

19 vencedores receberam os prêmios nessa edição. Foto: Acervo Estadão.

A edição de 27 de agosto trouxe 19 vencedores (dois a mais que a premiação do ano anterior). A novidade foi a estreia dos carros com preparação de fábrica, para incentivar o esforço dos fabricantes em oferecer versões mais equipadas e com melhor desempenho. Por fim, a escolha do Jornal do Carro foi o Volkswagen Golf.

2015

Jeep Renegade ficou em primeiro lugar na sua categoria nesse ano. Foto: Acervo Estadão.

A décima edição do prêmio começou a marcar a invasão dos SUVs compactos, que chegaram para trilhar o mesmo caminho do pioneiro Ford EcoSport, e que iriam dominar o mercado nos anos seguintes.

Debutante no mercado, o Jeep Renegade foi o grande vencedor, num ano que também teve a estreia do Honda HR-V. Indiferentes a esse movimento, os leitores elegeram o VW Golf, com 1.591 votos.

2016

Como havia feito na edição de 2008, o Honda Civic voltou a conquistar o principal prêmio do ano, dessa vez com a estreia da décima geração do modelo, produzido no Brasil, já como linha 2017.

2017

A edição com Os Melhores do Jornal do Carro 2018 trouxe como vencedor o Fiat Argo, que estreava no País, trazendo como atributos boa dirigibilidade e acabamento superior para o segmento dos hatches compactos.

2018

A 13ª edição do prêmio Os Melhores do Jornal do Carro 2019 trouxe outro estreante na primeira posição, o Volkswagen Virtus, que chegava com todos os bons predicados do Polo, mas com entre-eixos maior, e mais espaço para os passageiros do banco traseiro.

2019

Nesse ano, a Toyota lançou o Corolla totalmente renovado, que estreava a versão híbrida flexível – um pioneirismo mundial. Assim, não foi surpresa que o principal prêmio do ano fosse para ele.

2020

A segunda geração da picape Fiat Strada foi a escolha dos especialistas na edição de 2020. O resultado teve a sua divulgação na edição do dia 20 de dezembro, sendo assim, essa foi a primeira premiação realizada durante a pandemia de covid-19.

2021

Em um evento 100% online, em plena pandemia, o prêmio de Carro do Jornal do Carro 2022 foi entregue ao Toyota Corolla Cross, o SUV que faltava na gama da montadora japonesa. O modelo estreou naquele ano, com a mesma propulsão híbrida flexível do sedã Corolla, lançado dois anos antes.

2022

A terceira edição do Prêmio Mobilidade Estadão trouxe como vencedor o Fiat Fastback, eleito como o Carro do Jornal do Carro.Primeiro SUV cupê da marca. O estreou fazendo sucesso instantâneo no mercado e, ao mesmo tempo, atraiu os especialistas.

2023

O fato marcante da edição 2023 foi a primeira vitória de um carro elétrico, sendo assim, o prêmio sinalizou mudança de direção da indústria. Em um ano que teve participação expressiva de híbridos e elétricos, o vencedor foi o BYD Dolphin, elétrico que também tem sido sucesso de vendas.