O ano de 2025, que vai chegando ao fim, está sendo pródigo no lançamento de novos veículos, tanto com motor a combustão quanto eletrificados. Além disso, várias marcas vêm desembarcando no País, como as chinesas GAC e Leapmotor, bem como a MG, britânica controlada pela SAIC.
Os números registrados até demonstram a movimentação do setor. Entre os automóveis, por exemplo, segundo dados da Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionárias, nos três primeiros trimestres, deste ano foram registrados 1.411.116 emplacamentos – o que representa aumento de 3,05% em relação ao mesmo período de 2024.
Nesse sentido, ainda segundo a Fenabrave, a estimativa é de que, ao longo de 2025, somando automóveis e comerciais leves, sejam emplacados cerca de 2,6 milhões de veículos, o que indicaria um crescimento de 3% em relação aos números do ano passado.
Nesse cenário de muita inovação e vendas em alta, a trilha Jornal do Carro, do Prêmio Mobilidade, irá indicar vencedores em 10 categorias. Confira:
Volkswagen Golf GTI. Após seis anos distante do mercado brasileiro, o Golf GTI está de volta com sua receita mais clássica. Isso inclui o revestimento xadrez dos bancos. O hatch traz motor 2.0 turbo, a gasolina, de 245 cv e 37,7 mkgf. Como resultado, a aceleração de 0 a 100 km/h éfeita em 6,1 segundos.
MELHOR SEDÃ
Audi A5. Modelo é a nova geração de sedã médio com motor a combustão da Audi, substituindo o A4 no portfólio da marca alemã. Chegou ao País em julho em versão única de acabamento com motor 2.0 turbo de 272, tração 4×4 repleto de equipamentos de série.
BMW 530e M Sport. Nova geração do Série 5 chegou ao País em versão híbrida plug-in muito bem recheada, chega a 130 km/h em modo elétrico e roda 26 km/l de gasolina. As baterias têm 19,4 kWh, quase o dobro da geração anterior.
Toyota Corolla. Sedã médio mais vendido do Brasil por larga margem, o Corolla consegue se manter no topo do ranking com opções para todos os gostos. Há versões com motor apenas a combustão flex e híbrida também flex, a rpimeira do tipo no mundo.
Hyundai Creta. O SUV recebeu uma reestilização profunda no fim de 2024, incluindo o redesenho da dianteira e traseira. Além do câmbio automatizado, o destaque é o motor 1.6 turbo de 193 cv , substituto do 2.0 aspirado. Há versões com 1.0 turbo de 120 cv.
Nissan Kicks. A nova geração do SUV compacto feito em Resende (RJ) estreou em abril. Além do desenho totalmente novo, há o motor 1.0 turbo flex de 135 cv compartilhado com a Renault, bem como câmbio automatizado.
Volkswagen Tera. Principal aposta da marca no País em 2025, o compacto foi poscionado como SUV de entrada, abaixo de Nivus e T-Cross. Há motores 1.0 aspirado e turbo e câmbio manual e automático, além de bons itens de série, como ACC e seis airbags.