Prêmio Mobilidade. Conheça os concorrentes de três categorias da trilha Jornal do Carro

Mini Cooper S é um dos modelos que disputam na categoria Melhor Hatch da trilha Jornal do Carro do Prêmio Mobilidade. Foto: Divulgação

Há 4 dias - Tempo de leitura: 3 minutos, 50 segundos

O ano de 2025, que vai chegando ao fim, está sendo pródigo no lançamento de novos veículos, tanto com motor a combustão quanto eletrificados. Além disso, várias marcas vêm desembarcando no País, como as chinesas GAC e Leapmotor, bem como a MG, britânica controlada pela SAIC.

Os números registrados até demonstram a movimentação do setor. Entre os automóveis, por exemplo, segundo dados da Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionárias, nos três primeiros trimestres, deste ano foram registrados 1.411.116 emplacamentos – o que representa aumento de 3,05% em relação ao mesmo período de 2024.

Nesse sentido, ainda segundo a Fenabrave, a estimativa é de que, ao longo de 2025, somando automóveis e comerciais leves, sejam emplacados cerca de 2,6 milhões de veículos, o que indicaria um crescimento de 3% em relação aos números do ano passado.

Nesse cenário de muita inovação e vendas em alta, a trilha Jornal do Carro, do Prêmio Mobilidade, irá indicar vencedores em 10 categorias. Confira:

Foto: Diogo de Oliveira/Estadão
  • Melhor Elétrico até 300 mil
  • Melhor Elétrico acima de R$ 300 mil
  • Melhor Híbrido até R$ 300 mil
  • Melhor Híbrido acima de R$ 300 mil
  • Melhor Hatch
  • Melhor SUV
  • Melhor SUV de Luxo
  • Melhor Picape
  • Carro do Jornal do Carro 2026

    Os destaques do ano serão escolhidos levando em conta a opinião de especialistas e a votação popular, que já foi encerrada. Os premiados serão anunciados no dia 24 de novembro, no Salão do Automóvel. Conheça, a seguir, os modelos finalistas em três categorias: Melhor Hatch, Melhor Sedan e Melhor SUV.

    MELHOR HATCH

    Mini Cooper S (foto acima). Disponível em versões elétrica e a gasolina, com duas ou quatro portas, o Mini Cooper S é o suprassumo da marca britânica com estilo clássico e tecnologias modernas. Como motor 2.0 turbo a gasolina, que gera 204 cv e 30,6 kgfm, vai de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos e chega a 240 km/h.



    Toyota GR Corolla. A versão extrema do Corolla é importada do Japão e tem câmbio manual e motor 1.6 turbo, o três- cilindros mais potente do mundo, com 304 cv e 37,7 mkgf. Com preparação esportiva, o hatch acelera de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos e pode alcançar 230 km/h, conforme dados da marca.
Foto: Diogo de Oliveira/Estadão


Volkswagen Golf GTI. Após seis anos distante do mercado brasileiro, o Golf GTI está de volta com sua receita mais clássica. Isso inclui o revestimento xadrez dos bancos. O hatch traz motor 2.0 turbo, a gasolina, de 245 cv e 37,7 mkgf. Como resultado, a aceleração de 0 a 100 km/h éfeita em 6,1 segundos.

MELHOR SEDÃ

Foto: Daniel Teixeira/Estadão

Audi A5. Modelo é a nova geração de sedã médio com motor a combustão da Audi, substituindo o A4 no portfólio da marca alemã. Chegou ao País em julho em versão única de acabamento com motor 2.0 turbo de 272, tração 4×4 repleto de equipamentos de série.

Foto: Divulgação/BMW


BMW 530e M Sport. Nova geração do Série 5 chegou ao País em versão híbrida plug-in muito bem recheada, chega a 130 km/h em modo elétrico e roda 26 km/l de gasolina. As baterias têm 19,4 kWh, quase o dobro da geração anterior.

Foto: Vagner Aquino/Estadão

Toyota Corolla. Sedã médio mais vendido do Brasil por larga margem, o Corolla consegue se manter no topo do ranking com opções para todos os gostos. Há versões com motor apenas a combustão flex e híbrida também flex, a rpimeira do tipo no mundo.

MELHOR SUV

Werther Santana/Estadão

Hyundai Creta. O SUV recebeu uma reestilização profunda no fim de 2024, incluindo o redesenho da dianteira e traseira. Além do câmbio automatizado, o destaque é o motor 1.6 turbo de 193 cv , substituto do 2.0 aspirado. Há versões com 1.0 turbo de 120 cv.

Felipe Rau/Estadão

Nissan Kicks. A nova geração do SUV compacto feito em Resende (RJ) estreou em abril. Além do desenho totalmente novo, há o motor 1.0 turbo flex de 135 cv compartilhado com a Renault, bem como câmbio automatizado.

Foto: Felipe Rau/Estadão

Volkswagen Tera. Principal aposta da marca no País em 2025, o compacto foi poscionado como SUV de entrada, abaixo de Nivus e T-Cross. Há motores 1.0 aspirado e turbo e câmbio manual e automático, além de bons itens de série, como ACC e seis airbags.