Prêmio Mobilidade 2026_ Scania_R460_gas_ Foto Divulgação Scania
O mercado de caminhões atravessa 2025 com sinais de resiliência. Apesar do peso das taxas de juros elevadas, que encareceu custo de aquisição dos caminhões via financiamento, as vendas do setor não devem ser consideradas ruins. Dados da Fenabrave indicam que os emplacamentos de pesados registraram queda de 19% em relação ao ano passado.
Saiba mais: Prêmio Mobilidade Estadão 2026: Trilha Jornal do Carro premiará 10 categorias
No entanto, as vendas totais devem encerrar com 110 mil unidades, sustentadas principalmente pela comercialização de médios e semipesados e pelas exportações, que têm servido de alívio para a indústria.
Ainda assim, o ambiente econômico tem freado investimentos de transportadoras e autônomos. A categoria dos pesados, por exemplo, perdeu representatividade em razão do encarecimento do crédito.
Mas continua sendo a mais importante do mercado nacional, acompanhando o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB). Em contrapartida, a discussão sobre sustentabilidade e novos combustíveis tem aberto espaço para alternativas energéticas.
Nesse sentido, os caminhões a gás despontam como o segmento com maior potencial de expansão. Sobretudo após a aprovação da Lei do Combustível do Futuro (Lei 14.993/2024).
Mesmo pressionados pela conjuntura econômica, os extrapesados seguem sendo o termômetro da economia brasileira. Afinal, são responsáveis pelo transporte de grande parte das cargas que movimentam o agronegócio e a indústria.
Para reconhecer os melhores produtos do segmento, a Trilha Estradão do Prêmio Mobilidade Estadão 2026 elege os melhores do ano em oito categorias: semileves, leves, médios, semipesados e pesados, além dos campeões entre modelos com motores 100% a eletricidade e a gás.
Por fim, todos os modelos disputam o prêmio de Caminhão do Estradão. A escolha dos vencedores é feita pela redação do portal Estradão.
Saiba quais são os três principais concorrentes de cada uma dessas categorias que representam bem a disputa tecnológica e comercial.
A busca por alternativas sustentáveis tem impulsionado a categoria dos caminhões a gás. Além da menor emissão de poluentes, esses modelos encontram um caminho de expansão por meio do biometano, combustível renovável com infraestrutura mais acessível no País e custo inferior ao do elétrico. Para frotistas, essa combinação pode significar a equação ideal entre economia e sustentabilidade.
Com categorias renovadas e forte disputa entre modelos tradicionais e novas tecnologias, o Prêmio Mobilidade Estadão 2026 irá reconhecer os destaques do setor de caminhões, além dos vencedores das trilhas Jornal do Carro, MotoMotor e Mobilidade, no dia 24 de novembro, durante o Salão do Automóvel de São Paulo.
O evento vai reunir executivos das montadoras, especialistas e representantes do transporte, reforçando a relevância do segmento para a economia e a mobilidade do País.
Saiba também: Trilha MotoMotor do Prêmio Mobilidade tem seis categorias