Iveco-Tector
O mercado brasileiro de caminhões vive um reposicionamento raro em 2025. Embora os extrapesados continuem relevantes, seu volume caiu cerca de 20%, efeito direto do crédito travado. Com isso, houve a oportunidade de crescimento em outros segmentos.
Destaques para o VW Delivery 11.180 (médio) e o Volvo VM 290 (semipesado) que lideram em suas categorias. Como resultado, a categoria de médios saiu de 8% para 11,5% de participação. Enquanto os semipesados saíram de 29% para 33,3% de presença. Ambos os segmentos conquistaram participação porque o consumo nas grandes cidades e o transporte regional se mantêm fortes.
Nesse cenário, além delas, a Trilha Estradão, do Prêmio Mobilidade, irá premiar outras seis categorias, inclusive o Caminhão do Estradão. Confira.
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Iveco Tector 11-190 (foto acima)
O médio da Iveco vem com motor FPT de 190 cv e câmbio de 6 marchas. Destaca-se pela robustez e baixo custo operacional. Modelo figura entre os mais competitivos da categoria.
Mercedes-Benz Accelo 1117
O Accelo 1117 tem motor OM 924 de 163 cv e 62,2 mkgf de torque. Seu câmbio é de 6 marchas, manual ou automatizado. Ganha espaço após a migração do Accelo 1017 para os leves.
Volkswagen Delivery 11.180
O Volkswagen Delivery 11.180 participa com cerca de 40% das vendas nessa categoria. No 1º semestre de 2025, o modelo foi o caminhão mais vendido de toda a indústria. O Volkswagen Delivery 11.180 é um caminhão leve projetado para oferecer o melhor equilíbrio entre robustez, capacidade de carga e eficiência operacional. Com Peso Bruto Total (PBT) de 10.700 kg e capacidade de carga útil superior a 7.300 kg (considerando carroceria). O modelo tem motor Cummins ISF de 3,8 litros e 175 cv e 61,2 mkgf de torque.
Mercedes-Benz Atego 1719
O Mercedes-Benz Atego 1719 é um caminhão semipesado reconhecido por sua versatilidade e robustez. Ele é ideal para aplicações que vão desde a distribuição urbana até o apoio em operações da construção civil e do agronegócio. Com motor Mercedes-Benz OM 924 de 185 cv e torque de 700 Nm, conta com o câmbio manual de 6 marchas ou automatizado de 8 marchas, ambos com tomada de força. Além disso, oferece diferentes versões de cabine e distâncias entre eixos, o que amplia sua adaptabilidade a diferentes implementos e operações.
Volkswagen Constellation 26.260
O Constellation traz motor MAN D08 de 260 cv aliado a câmbio manual ou automatizado. Versátil, atende diversas aplicações no segmento semipesado. Sendo um dos mais vendidos da categoria.
Volvo VM 290
O VM 290 se destaca pelo motor de 290 cv que une força e eficiência. Tem opções de câmbio manual ou automatizado de 12 marchas. Foi o terceiro caminhão mais vendido da indústria em agosto.