Trilha Jornal do Carro inclui melhores Picape e Híbridos do Brasil

BYD Song Plus concorre na categoria Melhor Híbrido até R$ 300 mil. Foto: Diogo de Oliveira/Estadão

Há 2 dias - Tempo de leitura: 3 minutos, 19 segundos

O mercado de carros mudou, mas ainda mantém um pé na tradição. Essa é a sinopse quando se trata de categorias que avançam em lados opostos. Se o segmento de SUVs migra cada vez mais rapidamente para a eletrificação, o de picapes reflete o conservadorismo, com supremacia das marcas tradicionais e os motores a diesel no topo dos emplacamentos.

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É o que mostram os dados de vendas, relevantes no Prêmio Mobilidade Estadão 2026. A Trilha Jornal do Carro deste ano irá premiar 10 categorias veja ao lado. Veja, abaixo, os finalistas em três delas: Melhor Picape, Melhor Híbrido até R$ 300 mil e Melhor Híbrido acima de R$ 300 mil.

Entre as picapes há fortes concorrentes. A renovada Ford Ranger é protagonista entre as médias e a RAM Rampage se destaca entre as intermediárias, com a Ford Maverick atualizada brigando pelo topo.

No caso dos Melhores Híbridos de até R$ 300 mil, o que se vê é uma disputa entre três dos modelos mais emplacados e eficientes de 2025. Ou seja, BYD Song Plus, GWM Haval H6 e Caoa Chery Tiggo 7, todos híbridos plug-in (PHEV).

A categoria Melhores Híbridos acima de R$ 300 mil traz entre os finalistas os chineses GWM Tank 300 e Volvo XC90, reestilizado no início do ano, e o poderoso alemão Porsche Panamera 4S e-Hybrid.
Todos os vencedores do Prêmio Mobilidade Estadão 2026 serão conhecidos no dia 24 de novembro.

Melhor Híbrido até R$ 300 mil: concorrentes

BYD Song Plus (foto acima)

Um dos híbridos mais vendidos, o Song Plus foi reestilizado neste ano, o que deixou seu visual mais moderno. O conjunto híbrido une motor 1.5 a gasolina e elétrico e bateria de 18,3 kWh com autonomia de 68 km recarregável em tomadas. Segundo a BYD, a potência total é de 235 cv.

Caoa Chery Tiggo 7 PHEV

CAOA CHERY TIGGO PHEV. FOTO: ALEX SILVA/ESTADÃO

A versão plug-in mais cara da linha Tiggo 7 é a única importada da China. O modelo combina motor 1.5 a gasolina com outros dois elétricos para gerar potência total de 317 cv e torque máximo de 56,6 mkgf. A autonomia no modo 100% elétrico é de 60 km, de acordo com a marca.

GWM Haval H6

GWM HAVAL H6. FOTO: DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO

Melhor Híbrido acima de R$ 300 mil: concorrentes

GWM Tank 300

GWM TANK 300. FOTO: FELIPE RAU/ESTADÃO

Primeiro carro da marca de SUVs 4×4 da GWM no País, tem cabine tecnológica e visual de jipe. O conjunto plug-in integra motor 2.0 turbo a gasolina e elétrico para gerar 394 cv. A autonomia vai de 75 km no modo 100% elétrico a 924 km no híbrido.

Porsche Panamera 4S E-Hybrid

PORSCHE PANAMERA 4S E-HYBRID. FOTO: FELIPE RAU/ESTADÃO

Volvo XC90

VOLVO XC90. FOTO: WERTHER SANTANA/ESTADÃO

Melhor Picape: concorrentes

Ford Maverick

FORD MAVERICK FOTO: WERTHER SANTANA/ESTADÃO

Picape tem versões híbrida ou com motor 2.0 turbo a gasolina de 253 cv. Na linha 2026, há três opções: Tremor, Lariat Black, e Hybrid. A primeira tem estilo “aventureiro”, com suspensão mais alta, pneus lameiros e ganchos para reboque.

Ford Ranger

FORD RANGER. FOTO: DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO

A Ranger tem versões com tração 4×2 e 4×4, motor 2.0 e V6, ambos a diesel, além de opções para trabalho e lazer. Feitas na Argentina, todas oferecem equilíbrio entre conforto para os ocupantes, prazer ao dirigir e bom desempenho.

Ram Rampage

RAM RANPAGE. FOTO: WERTHER SANTANA/ESTADÃO

A nova picape intermediária da RAM é um sucesso de vendas no País e ganhou opção de motor 2.2 a diesel de 200 cv associado ao câmbio automático de nove marchas no início de 2025. Sua versão esportiva tem motor a gasolina de 272 cv.

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