Refletindo as mudanças típicas de um mercado dinâmico, o Prêmio Mobilidade Estadão 2025 traz 10 novidades na Trilha Jornal do Carro, dentre elas a inclusão de novas categorias, bem como o desmembramento de outras. É o caso, por exemplo, da premiação dedicada às picapes. Neste ano, os modelos estão divididos em Melhor Picape Intermediária e Melhor Picape Média.
Da mesma forma, com o aumento significativo da oferta de automóveis híbridos e elétricos, o Prêmio Mobilidade Estadão 2025 agora prevê divisões por faixa de preços. E o mesmo vale para os SUVs, segmento que mais cresce em vendas no Brasil.
O Prêmio Mobilidade Estadão 2025 agora traz a categoria reservada exclusivamente aos SUVs de luxo, com modelos com preço a partir de R$ 400 mil. Disputam o título este ano o britânico Range Rover e os alemães elétricos BMW iX e Mercedes-Benz EQS.
A categoria Melhor Picape foi dividida em duas. Este ano teremos a Melhor Picape Intermediária e a Melhor Picape Média. No primeiro caso, a disputa será entre a já veterana Fiat Toro, enfrentando Ford Maverick e RAM Rampage. Na segunda, Chevrolet S10, Ford Ranger e Toyota Hilux medem forças.
Também para acompanhar a chegada de novos modelos, a categoria Melhor Híbrido foi desmembrada em Melhor Híbrido até R$ 200 mil e Melhor Híbrido Acima de R$ 200 mil. Dessa forma, BYD Song Pro, Caoa Chery Tiggo 7 Pro Hybrid Max Drive e Toyota Corolla Altis Hybrid disputam entre si, enquanto Haval H6, BMW Série 330e MSport e Honda CR-V Advanced Hybrid são os finalistas na faixa superior.
A antiga categoria Melhor Elétrico foi subdividida em três modalidades: Melhor Elétrico até R$ 200 mil; Melhor Elétrico de R$ 200 mil a R$ 400 mil e Melhor Elétrico Acima de R$ 400 mil. Foi uma forma de abranger modelos a bateria que atualmente vão de R$ 100 mil a R$ 1,5 milhão.
Outra importante novidade é a estreia no Prêmio da categoria Melhor Design, que terá especialistas na área. Concorrem dois modelos da Ferrari – Purosangue e Roma – e o alemão Mercedes-AMG C63 S E Performance.
O Prêmio Mobilidade Estadão 2025 também homenageia as marcas que, por meio de suas concessionárias, oferecem o Melhor Serviço de Pós-vendas. Volkswagen, Chevrolet e Fiat são as finalistas.
As demais categorias continuam: Melhor Hatch Compacto; Sedã Compacto; Sedã de Luxo; SUV Compacto; SUV Médio e Esportivo. Da mesma forma, entre todos os ganhadores o Prêmio Mobilidade elege o Carro do Jornal do Carro.
São elegíveis ao prêmio todos os modelos lançados até 31 de agosto de 2024, que tenham preços definidos até essa data. Além disso, precisam estar à venda, mesmo que em regime de pré-venda.
Para a definição dos finalistas, os jurados especialistas escolherão o melhor de cada categoria dentre os três finalistas definidos pela redação do Jornal do Carro.
Elétricos e híbridos, além de suas categorias individuais, participam de todas as categorias. Da mesma forma, carros nacionais e importados concorrem em condições de igualdade em todas as modalidades. Por fim, o modelo deve estar entre os 10 mais vendidos de sua categoria para ser finalista.
CADASTRE-SE E VOTE AGORA MESMO NOS FINALISTAS DA TRILHA JORNAL DO CARRO!