Trilha Jornal do Carro traz 10 novidades no Prêmio Mobilidade Estadão 2025


27/09/2024 - Tempo de leitura: 2 minutos, 55 segundos

Refletindo as mudanças típicas de um mercado dinâmico, o Prêmio Mobilidade Estadão 2025 traz 10 novidades na Trilha Jornal do Carro, dentre elas a inclusão de novas categorias, bem como o desmembramento de outras. É o caso, por exemplo, da premiação dedicada às picapes. Neste ano, os modelos estão divididos em Melhor Picape Intermediária e Melhor Picape Média.

Da mesma forma, com o aumento significativo da oferta de automóveis híbridos e elétricos, o Prêmio Mobilidade Estadão 2025 agora prevê divisões por faixa de preços. E o mesmo vale para os SUVs, segmento que mais cresce em vendas no Brasil.

Novidades da Trilha Jornal do Carro

O Prêmio Mobilidade Estadão 2025 agora traz a categoria reservada exclusivamente aos SUVs de luxo, com modelos com preço a partir de R$ 400 mil. Disputam o título este ano o britânico Range Rover e os alemães elétricos BMW iX e Mercedes-Benz EQS.

A categoria Melhor Picape foi dividida em duas. Este ano teremos a Melhor Picape Intermediária e a Melhor Picape Média. No primeiro caso, a disputa será entre a já veterana Fiat Toro, enfrentando Ford Maverick e RAM Rampage. Na segunda, Chevrolet S10, Ford Ranger e Toyota Hilux medem forças.

Também para acompanhar a chegada de novos modelos, a categoria Melhor Híbrido foi desmembrada em Melhor Híbrido até R$ 200 mil e Melhor Híbrido Acima de R$ 200 mil. Dessa forma, BYD Song Pro, Caoa Chery Tiggo 7 Pro Hybrid Max Drive e Toyota Corolla Altis Hybrid disputam entre si, enquanto Haval H6, BMW Série 330e MSport e Honda CR-V Advanced Hybrid são os finalistas na faixa superior.

Elétricos agora têm três faixas

A antiga categoria Melhor Elétrico foi subdividida em três modalidades: Melhor Elétrico até R$ 200 mil; Melhor Elétrico de R$ 200 mil a R$ 400 mil e Melhor Elétrico Acima de R$ 400 mil. Foi uma forma de abranger modelos a bateria que atualmente vão de R$ 100 mil a R$ 1,5 milhão.

Outra importante novidade é a estreia no Prêmio da categoria Melhor Design, que terá especialistas na área. Concorrem dois modelos da FerrariPurosangue e Roma – e o alemão Mercedes-AMG C63 S E Performance.

O Prêmio Mobilidade Estadão 2025 também homenageia as marcas que, por meio de suas concessionárias, oferecem o Melhor Serviço de Pós-vendas. Volkswagen, Chevrolet e Fiat são as finalistas.

As demais categorias continuam: Melhor Hatch Compacto; Sedã Compacto; Sedã de Luxo; SUV Compacto; SUV Médio e Esportivo. Da mesma forma, entre todos os ganhadores o Prêmio Mobilidade elege o Carro do Jornal do Carro.

Metodologia

São elegíveis ao prêmio todos os modelos lançados até 31 de agosto de 2024, que tenham preços definidos até essa data. Além disso, precisam estar à venda, mesmo que em regime de pré-venda.

Para a definição dos finalistas, os jurados especialistas escolherão o melhor de cada categoria dentre os três finalistas definidos pela redação do Jornal do Carro.

Elétricos e híbridos, além de suas categorias individuais, participam de todas as categorias. Da mesma forma, carros nacionais e importados concorrem em condições de igualdade em todas as modalidades. Por fim, o modelo deve estar entre os 10 mais vendidos de sua categoria para ser finalista.

CADASTRE-SE E VOTE AGORA MESMO NOS FINALISTAS DA TRILHA JORNAL DO CARRO!