O Prêmio Mobilidade Estadão 2025 já deu a largada. No dia 11 de novembro, em uma cerimônia a ser realizada na Cinemateca Brasileira, na capital paulista, serão conhecidos os vencedores das 44 categorias que compõem a quinta edição do evento.
Neste ano, concorrem produtos e serviços divididos em quatro trilhas: Jornal do Carro (que premia os melhores automóveis e picapes), Estradão (que elege os melhores caminhões e vans), MotoMotor (dedicado às motocicletas) e Mobilidade (que premia os melhores dentro do ecossistema de mobilidade). Além disso, há uma categoria especial chamada Cidade Destaque em Mobilidade.
Como ocorre todos os anos, a premiação é dividida em etapas. Primeiro, os jornalistas que compõem as equipes do Jornal do Carro, do Estradão e do MotoMotor selecionam dez modelos de cada categoria. A partir de critérios definidos previamente, indicam três finalistas para cada uma das categorias envolvidas na premiação.
Esses três finalistas (com exceção dos concorrentes da trilha Estradão, que não tem votação popular) estarão relacionados no hotsite do prêmio para votação popular.
A seguir, os mesmos finalistas serão avaliados por um time de especialistas, que irá votar nos melhores, de acordo com os critérios estabelecidos para cada categoria. Depois disso, a indicação dos especialistas irá se somar à dos finalistas na votação popular. O modelo que obtiver maior número de menções positivas será considerado o vencedor da categoria.
No caso da trilha Mobilidade, a escolha dos três finalistas foi diferente. Primeiro, a redação elaborou um questionário para levantar informações sobre as principais marcas que atuam em cada um dos oitos segmentos avaliados.
Quando isso não foi possível, verificou rankings de entidades que representam esses setores ou investigou relatórios elaborados pelas próprias empresas.
A partir dos dados, que foram coletados, atribuiu notas de 1 a 5 para cada um dos quesitos avaliados. As três marcas que totalizaram mais pontos entraram para a votação popular. Ao final, o resultado da votação popular será somado à nota preliminar de cada marca. Aquela que reunir mais pontos será a vencedora.
Mas nem todas as categorias terão votação popular. Além das 10 categorias da trilha Estradão, Melhor Design e Carro do Jornal do Carro (trilha Jornal do Carro), Moto do MotoMotor e Cidade Destaque em Mobilidade (trilha Mobilidade) terão os vencedores escolhidos por um seleto time de especialistas em cada uma dessas respectivas áreas.
Confira as datas do Prêmio:
19/9 | Início da votação popular |
30/9 | Término da votação popular |
11/11 | Cerimônia de premiação |