A manutenção do carro não é feita apenas de tarefas complicadas que exigem ferramentas específicas ou conhecimento técnico.
Confira a seguir 10 tarefas que você pode adotar periodicamente em seu veículo para mantê-lo em ordem:
1. Calibrar os pneus
A recomendação dos especialistas é que essa verificação seja feita semanalmente (ou a cada 15 dias, no máximo) e sempre com os pneus frios.
Consulte o manual do proprietário para saber qual é a pressão recomendada e não esqueça de conferir a pressão do estepe, também.
2. Verificar o nível de água do lavador do para-brisa
Esta é, provavelmente, a tarefa mais simples. Confira o nível de água do reservatório e, se for necessário, complete, lembrando que não é recomendável misturar detergente doméstico ou sabão líquido.
Alguns produtos podem comprometer a borracha dos limpadores ou provocar entupimento nos lavadores. Se não puder usar o produto recomendado pela montadora, adicione somente água.
3. Checar o nível de óleo do motor
Com o carro estacionado em um local plano e o motor desligado por pelo menos 10 minutos, retire a vareta de medição para limpá-la (usando um tecido que não solte fiapos). Recoloque e retire novamente para conferir o nível, que deve estar entre as indicações de mínimo e máximo.
Dica: se a inspeção for feita com o motor frio, antes de ele ser acionado pela primeira vez no dia, não é preciso limpar a vareta, pois todo o óleo estará no cárter.
4. Conferir o nível do líquido de arrefecimento
Assim como no óleo do motor, o nível do líquido de arrefecimento (popularmente conhecido como “água do radiador”) deve ser verificado com o carro estacionado em local plano, com o motor desligado e frio.
O nível deve estar entre as marcas mínimo e máximo e, se for preciso completar, use água desmineralizada (encontrada em lojas de autopeças) adicionada de aditivo ou líquido pronto para uso – em ambos os casos, seguindo a recomendação da montadora.
5. Examinar o nível do fluido de freio
Em condições normais, o nível do fluido de freio não deve baixar além do limite, mas é sempre bom checar, conferindo se ele está entre as indicações de mínimo e máximo. Se o nível estiver abaixo do limite, pode haver algum problema no sistema e o carro deve ser levado a uma oficina com urgência.
Importante: evite abrir o reservatório, pois o fluido de freio absorve a umidade do ar, e isso compromete sua eficiência e prejudica o funcionamento dos freios.
6. Checar estado das mangueiras e das correias
Sempre com o motor frio e desligado e o auxílio de uma lanterna, confira o estado das mangueiras, procurando rachaduras, vazamentos ou partes muito ressecadas. Da mesma forma, verifique o estado das correias.
Se perceber algum problema, procure uma oficina rapidamente, pois um vazamento ou correia danificada pode provocar graves problemas ao motor.
7. Verificar o funcionamento das lâmpadas
Em um local adequado, verifique se todas as lâmpadas estão funcionando corretamente, incluindo as da placa traseira e as de ré.
Se for necessário substituir, lembre-se de utilizar uma nova lâmpada com as mesmas características da anterior e de não tocar na parte de vidro (bulbo). A oleosidade da pele aumenta o calor no local, fazendo com que o item queime.
8. Checar o estado dos limpadores de para-brisa
Confira o estado das borrachas dos limpadores. Se estiverem ressecadas, providencie a troca.
Limpadores em mau estado podem riscar o vidro do para-brisa (ou do vidro traseiro), causando muito prejuízo. A substituição é fácil e dispensa ferramentas.
9. Trocar fusíveis
Se algum equipamento elétrico do carro parar de funcionar, é bom verificar o estado do fusível correspondente antes de procurar uma oficina.
Consulte o manual do proprietário do veículo, veja qual é a localização do item na caixa de fusíveis e realize a substituição por um da mesma amperagem. Se o problema voltar a ocorrer, leve o carro a um autoelétrico, pois esse é um indício de problema mais grave.
10. Manter o carro limpo
Isso não só ajuda a conservá-lo, mas também é uma boa maneira de ter certeza que a carroceria está em ordem. Aproveite a tarefa para conferir se não há riscos ou manchas que podem ser reparados.
Lembre-se: lave e encere o carro sempre sob a sombra e com a lataria fria para evitar o surgimento de manchas. Use produtos específicos para a tarefa – nada de detergente de cozinha ou sabão em pó.
Ver Comentários
Todas as dicas são boas. Ajuda a perceber problemas simples de resolver que na correria do dia a dia não notamos.