Os faróis automotivos ficam amarelados ou foscos por causa da ação do tempo. A exposição à chuva e ao sol leva à lenta corrosão da camada protetora da peça.
“Os faróis são produzidos em material do tipo acrílico que, aos poucos, perde a aparência translúcida, prejudicando, inclusive, a saída de luz”, diz Cléber Willian Gomes, professor de Engenharia Automotiva da FEI.
Segundo Gomes, a necessidade de troca dependerá do nível de degradação do componente. “Vale lembrar que o pleno funcionamento é vital para a segurança do motorista. Farol amarelado ou fosco reduz a iluminação à frente do veículo.”
Caso a substituição não seja necessária, é possível restaurar a lente amarelada com materiais adequados.
1. Tire a sujeira mais grossa da lente do farol. Depois, com uma estopa, passe a massa de polir em movimentos circulares até notar que ela está ficando mais clara. Em seguida, retire o produto e esfregue um pano limpo para finalizar o trabalho.
2. Siga a receita caseira: vinagre, bicarbonato de sódio e detergente. Limpe a capa amarelada com essa solução. No final, passe uma camada de cera.
3. Despeje algumas gotas de detergente de lavar louça na capa de acrílico. Depois, aplique água oxigenada em um pano e esfregue no farol durante três minutos. Com um pano limpo, remova o excesso.
4. Barato e fácil de encontrar, o óleo de banana também pode ser muito útil. Limpe o farol com uma flanela e aplique uma pequena quantidade do produto com algodão. Em seguida, passe a massa de polir e finalize com um pano.
5. Outro “truque” simples é usar creme dental. Basta esfregar o produto no farol com a ajuda de um pano e, depois, retirar todo o resíduo com um tecido molhado.