Buscando sugestões para:


Logo
Patrocínio
Resolver

Como proteger a pintura de um carro que fica na rua?

Capa automotiva pode ser uma boa opção; confira as dicas

2 minutos, 27 segundos de leitura

23/06/2022

Foto: Getty Images

Não tem segredo: todo mundo sabe que para garantir a proteção mais eficiente para a pintura do automóvel, o melhor é guardar o veículo sempre em local coberto e protegido de intempéries, umidade e calor excessivo, além da sujeira. Mas e quem não tem condições de manter o carro assim?

Segundo Ricardo Vettorazzi, técnico do laboratório de repintura automotiva da fabricante de tintas PPG, o proprietário deve prestar atenção ao local.

Se o carro permanecer estacionado em uma área externa – ainda que coberta –, é importante conferir se está protegido do sol, de chuvas e ventos fortes, além de seiva de árvores.

É bom conferir também se não há obras em andamento ao redor, que poderiam provocar respingos de tinta ou cimento, por exemplo.

Capa automotiva

Um acessório que pode ajudar bastante nesses casos é a capa automotiva. Existem diversas opções no mercado, com diferentes níveis de acabamento e preço.

Para o caso de veículos que ficam em local aberto, o mais indicado é a capa impermeável, que ofereça proteção contra raios UV e algum tipo de forração interna.

Já aqueles que se preocupam em proteger um automóvel que fica muito tempo parado em garagem coberta, podem optar por uma capa mais simples, que impeça apenas o acúmulo de poeira.

Modelos diferentes para cada necessidade

Importante: as capas podem ser produzidas com muitos tipos de material, então é preciso ficar atento para escolher o modelo mais indicado, de acordo com a sua necessidade.

Ricardo Vettorazzi faz outra recomendação: “Verifique se a carroceria está limpa e completamente seca antes de cobrir o veículo, já que a umidade pode provocar manchas na pintura e a poeira, riscos por conta do atrito com a capa”.

Também é bom evitar cobrir o carro com a lataria muito quente, seja por funcionamento do motor ou por exposição ao sol.

Não custa lembrar ainda que existem capas com sistemas antifurto (geralmente com cadeado), mas esses modelos impedem apenas o roubo da capa, e não do veículo.

Também é recomendável verificar periodicamente o estado do acessório quanto à limpeza e a possíveis danos (rasgos ou infiltrações de umidade). Siga as instruções da fabricante e mantenha a capa sempre limpa e seca.

Proteção para a pintura

Muitas pessoas guardam o automóvel em garagem coberta, mas são obrigadas a deixar o carro estacionado na rua durante muito tempo – seja por conta do trabalho, estudo ou outros compromissos. Para esses casos, o especialista da PPG recomenda providenciar periodicamente uma proteção adicional para a pintura.

Enceramento, cristalização e vitrificação são boas opções. O primeiro procedimento pode ser feito em casa. Os demais devem ser realizados em oficinas especializadas em intervalos maiores, pois podem acabar danificando a pintura.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login

Espaço do patrocinador

Com Você. Sempre.

Conheça mais de nossos produtos.

VER AGORA