Os pneus do veículo são componentes que se desgastam naturalmente e, por isso, devem ser substituídos ao final de sua vida útil, ou quando apresentarem algum problema (dano estrutural, corte ou furo irreparável, por exemplo).
As fabricantes geralmente oferecem garantia de cinco anos, contados a partir da compra (no caso de pneus adquiridos em lojas) ou da fabricação do pneu (para quem adquiriu um carro novo).
“Somente no caso de superesportivos é que a gente indica um prazo para troca dos pneus, já que nesses veículos o desempenho está muito relacionado com o estado dos mesmos”, explica Fabio Magliano, gerente de produto Car & Motorsport da Pirelli para a América Latina.
Na hora de trocá-los, contudo, é preciso ficar atento a alguns pontos.
A principal observação diz respeito às medidas (195/16, por exemplo), pois isso garante que o desempenho do veículo não seja alterado. Mudanças no diâmetro dos pneus – ou das rodas – podem provocar distorções na leitura do velocímetro, além de prejudicar o desempenho do carro.
As indicações de carga e de velocidade, que também constam nos pneus, devem ser seguidas à risca, conforme as especificações da montadora. “Alguns modelos superesportivos e de alto luxo têm a recomendação expressa de utilizar somente a marca e o modelo específico de pneu original (com o qual o carro foi desenvolvido), a fim de garantir o melhor desempenho”, afirma o especialista.