6 dicas para viajar ao Petar sem perrengue

Desfrute ao máximo da sua aventura nas cavernas do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (SP).

1. Conheça o Petar

Localizado no extremo sul do Estado de São Paulo, entre as cidades de Apiaí e Iporanga, o parque foi criado em 1958 e possui mais de 35 mil hectares de área preservada entre montanhas e vales. Com mais de 300 cavernas, cachoeiras e trilhas, é considerado Patrimônio Mundial da Unesco.

2. Planejamento antes de pegar a estrada

Considere a distância, transporte, combustível, pedágios, acomodações e equipamentos necessários. Monte um roteiro detalhado, incluindo paradas estratégicas, para uma viagem sem surpresas desagradáveis.

3. Revisão do carro

Para percorrer os cerca de 70 quilômetros entre as cidades de Eldorado e Iporanga (SP) , faça uma revisão completa do veículo. É preciso um carro em boas condições para enfrentar estradas mais remotas sem contratempos.

4. O que levar nas malas

Tem que ter sapatos para trekking e roupas de secagem rápida. Leve também um carregador externo de celular, pois tomadas podem ser escassas. Não se esqueça de documentos pessoais, cartões de banco e da seguradora.

5. Cavernas e precauções

Esteja ciente das condições climáticas e restrições das atrações. Algumas cavernas podem ser interditadas em dias de chuva forte, por exemplo. Importante dizer: todas as cavernas exigem o acompanhamento de um guia certificado.

6. Hospedagem

Certifique-se de reservar sua hospedagem com antecedência. As cidades próximas oferecem glampings, campings, pousadas e aluguel de quartos.

Fotos: Dillan Mendes

Mais dicas aqui