Como transportar bicicletas no carro
Conheça dicas e regras para levar as bikes em viagens de carro
Conheça dicas e regras para levar as bikes em viagens de carro
Para levar bicicletas de um ponto a outro em um carro, os motoristas precisam estar atentos a algumas regras estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Texto determina orientações variadas, considerando, por exemplo, equipamento usado para transporte até posição da bike em relação ao carro.
Transbikes e suportes de veículos para o transporte, por exemplo, ajudam durante a logística da viagem, mas o uso deste tipo de equipamento de maneira incorreta pode causar multas.
De acordo com a Resolução 349/2010, carregamento de bicicletas deve respeitar o peso máximo especificado para o veículo, assim como o modal não pode atrapalhar a visibilidade do condutor nem ocultar as luzes do veículo.
CTB também explica que, caso a bicicleta cubra de qualquer forma as luzes e a identificação traseira do carro, uso de régua de sinalização e da segunda placa é obrigatório.
Em caso de luzes e placas cobertas pela bike, ausência de itens auxiliares, como régua de sinalização, é considerada infração gravíssima; o motorista pode levar até 7 pontos na CNH
Para o transporte da bike na traseira do carro, os motoristas podem utilizar transbike. A principal preocupação, a partir daí, é com a visualização das luzes e da placa de identificação do carro. Nesse caso, o uso de uso de régua de sinalização pode se tornar obrigatório.
Sem a possibilidade de obstruir a visualização das ferramentas de sinalização do carro, utilizar transbike na parte de cima exige menos adaptações. O veículo precisa possuir um rack de teto, capaz de acoplar o transbike e a bicicleta. O CTB não estipula uma altura mínima ou máxima para bicicletas na parte superior.
Para usar pequenos reboques ou carretinhas, como também são conhecidos, o CTB exige novas documentações, tanto do veículo quanto do condutor. O motorista precisa ter CNH da categoria B. Caso o reboque seja maior que 3,5 toneladas e até 6 toneladas, a CNH precisa ser da categoria C.
Utilizar o espaço da caçamba para transportar bicicletas é permitido. De acordo com o CTB, o balanço não pode ultrapassar 60% da distância entre os dois eixos do carro. Caso alguma parte da bike no carro fique para fora da caçamba, o motorista precisa sinalizar utilizando luz vermelha ou outro dispositivo que reflita luz.