Direitos e garantias para quem viaja de ônibus

Viagens seguras e confortáveis estão entre os direitos dos passageiros; saiba mais

Viagens de ônibus no Brasil

De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), cerca de 2,4 milhões de pessoas no Brasil viajam de ônibus por mês.

Abrati

A Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati) reuniu quais garantias os passageiros têm em viagens interestaduais, conheça quais são:

Segurança e conforto

Os passageiros têm direito a segurança e conforto, conforme os padrões da lei; as empresas também devem garantir que os veículos estejam em boas condições de manutenção.

Informações claras

Todos os passageiros devem, por lei, receber informações detalhadas sobre horários, tarifas, itinerários e políticas de bagagem antes de embarcar em uma viagem interestadual.

Assistência

Em caso de atrasos, cancelamentos ou qualquer outra eventualidade, as empresas devem prestar assistência adequada aos passageiros, garantindo seu bem-estar e conforto.

Documentação e seguro

Todas as empresas regulares são registradas na ANTT e possuem seguro para os passageiros. Portanto, os viajantes não precisam se preocupar com imprevistos.

Canal de comunicação

As empresas devem disponibilizar canais de atendimento ao consumidor, online e físico, para além da compra de passagens.

Regras para as empresas

O Marco Regulatório, aprovado no final de 2023, também disponibiliza mais segurança jurídica e previsibilidade às empresas, com regras claras, objetivas e transparentes.

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