Ônibus-trem? Entenda o que são veículos de modo dual (DMV)

O veículo de modo dual, conhecido pela sigla DMV, tem a aparência de um micro-ônibus, quatro pneus e pode andar tranquilamente por uma via asfaltada.

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Mas basta apertar um botão para que, em não mais que 15 segundos, as rodas de ferro sejam colocadas em ação.

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Os pneus traseiros, porém, continuam em uso mesmo sobre os trilhos. Assim, é no eixo da frente que o pneu dá lugar às rodas de ferro para guiar o veículo híbrido ao longo das ferrovias.

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O DMV está em operação regular no transporte público do Japão desde 2021, entre o vilarejo de Kaiyo e a cidade de Tokushima, na ilha de Shikoku, pela empresa Asa Coast Railway.

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Cada veículo pode transportar até 21 passageiros e, assim, circula a uma velocidade média de 60 km/h sobre trilhos e máxima de 100 km/h em vias asfaltadas.

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A tecnologia começou a ser desenvolvida no início dos anos 2000 pela japonesa Hokkaido Railway Company. A princípio, o objetivo era lidar com a queda na demanda do transporte sobre trilhos no país asiático.

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Além disso, o híbrido atenderia melhor uma população em processo de envelhecimento, com a conveniência de percorrer trajetos alternativos e atravessar diferentes modais no mesmo veículo.

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Os primeiros protótipos do ônibus-trem foram construídos em 2004, e, em 2007, a tecnologia já operava em modo experimental em uma linha da Hokkaido Railway.

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