O veículo de modo dual, conhecido pela sigla DMV, tem a aparência de um micro-ônibus, quatro pneus e pode andar tranquilamente por uma via asfaltada.
Os pneus traseiros, porém, continuam em uso mesmo sobre os trilhos. Assim, é no eixo da frente que o pneu dá lugar às rodas de ferro para guiar o veículo híbrido ao longo das ferrovias.
O DMV está em operação regular no transporte público do Japão desde 2021, entre o vilarejo de Kaiyo e a cidade de Tokushima, na ilha de Shikoku, pela empresa Asa Coast Railway.
Cada veículo pode transportar até 21 passageiros e, assim, circula a uma velocidade média de 60 km/h sobre trilhos e máxima de 100 km/h em vias asfaltadas.
A tecnologia começou a ser desenvolvida no início dos anos 2000 pela japonesa Hokkaido Railway Company. A princípio, o objetivo era lidar com a queda na demanda do transporte sobre trilhos no país asiático.
Além disso, o híbrido atenderia melhor uma população em processo de envelhecimento, com a conveniência de percorrer trajetos alternativos e atravessar diferentes modais no mesmo veículo.
Os primeiros protótipos do ônibus-trem foram construídos em 2004, e, em 2007, a tecnologia já operava em modo experimental em uma linha da Hokkaido Railway.