Roubo de motos: como se proteger dos criminosos
Motociclistas se unem e recorrem até a escolta armada para evitar ocorrências; veja dicas de especialistas
Motociclistas se unem e recorrem até a escolta armada para evitar ocorrências; veja dicas de especialistas
Houve um aumento de 37% nos chamados por roubo de motos acima de 600 cc no período do segundo semestre de 2023 para esse ano, enquanto nos modelos de média e baixa cilindrada, foi de 80,6%.
No mesmo período, houve 794 ocorrências desse tipo de crime – no mesmo período do ano passado, o volume foi de 400 casos. “A principal motivação é justamente essa: empinar, fazer manobras e ostentar nas redes sociais”, afirma Corrêa.
Conversamos com especialistas de empresas de rastreamento e de seguradoras para elaborar um guia com dicas para evitar o roubo ou furto de sua moto:
Evite ao máximo estacionar na rua, prefira parar sua moto em estacionamentos privados do que em bolsões de moto. Também lembre-se de retirar a chave do veículo para não facilitar a ação de criminosos.
Não divulgue muitas informações sobre sua moto e rotinas de pilotagem. Afinal, fotos e vídeos mostrando detalhes da moto e seus hábitos de pilotagem podem atrair a atenção de ladrões em potencial.
Evite fazer sempre o mesmo trajeto diariamente. Variar seus horários de saída e chegada, assim como os percursos que você faz, dificulta a ação dos criminosos.
Quando for passear aos finais de semana, procure andar em grupo. Isso, segundo os especialistas, inibe a ação de ladrões, que preferem abordar vítimas sozinhas.
Quando for a algum local desconhecido, estude o trajeto antecipadamente. Não pare para procurar endereço no meio da rua.