Ducati lança Diavel V4 RS e Multistrada V4 RS: conheça | Mobilidade Estadão | Acima de 600 cilindradas, Mercado, MotoMotor

Buscando sugestões para:


Publicidade

Ducati lança Diavel V4 RS e Multistrada V4 RS: engenharia de ponta e desempenho de pista

Por: Arthur Caldeira . Há 2 min
Meios de Transporte

Ducati lança Diavel V4 RS e Multistrada V4 RS: engenharia de ponta e desempenho de pista

Modelos exclusivos trazem motor derivado da MotoGP, materiais nobres e tecnologia de última geração; conheça

2 minutos, 39 segundos de leitura

15/09/2025

Ducati lança Diavel V4 RS e Multistrada V4 RS
Diavel V4 RS e Multistrada V4 RS: produzidas em edições limitadas e numeradas, modelos trazem DNA da MotoGP. Fotos: Ducati

A Ducati apresentou, durante o GP de San Marino e da Riviera de Rimini, realizado na Itália, no último fim de semana, a nova linha RS, formada pela Diavel V4 RS e Multistrada V4 RS. Os modelos chegaram pilotados por Marc Márquez e Pecco Bagnaia, reforçando a ligação direta com o DNA de competição da marca italiana.

Produzidas em edições limitadas e numeradas, as duas motos compartilham o motor Desmosedici Stradale de 1.103 cc, derivado da MotoGP. Trata-se de um V4 a 90°, com virabrequim contrarrotante, distribuição desmodrômica e ordem de ignição Twin Pulse, que entrega potência de forma linear em baixos giros e explosiva próximo ao limite de rotações.

Diavel V4 RS: aceleração de superesportiva

A Diavel V4 RS é a Ducati de produção com a melhor aceleração já feita: vai de 0 a 100 km/h em 2,52 segundos. O motor gera 182 cv a 13.500 rpm e torque máximo de 12,5 m.kgf a 9.500 rpm. O câmbio de seis marchas conta com quickshifter bidirecional.

O chassi utiliza quadro monocoque em alumínio, balança traseira monobraço e suspensão Öhlins totalmente ajustável. Enquanto isso, a Ducati usou rodas forjadas que reduzem a massa não suspensa, melhorando a agilidade. O sistema de freios vem da Panigale V4, com pinças Brembo Stylema e discos de 330 mm na dianteira.

O design é exclusivo: entradas de ar redesenhadas, rabeta monoposto, para-lamas e tampas do tanque em fibra de carbono. O peso seco é de 211 kg, três a menos que a Diavel V4 convencional.

Multistrada V4 RS: turismo com alma de corrida

A Multistrada V4 RS mantém o conforto para viagens de longa distância, mas ganha desempenho de moto de pista. O motor entrega 180 cv a 13.000 rpm e torque de 12,2 m.kgf a 9.500 rpm, com embreagem a seco e escapamento Akrapovič em titânio.

A suspensão eletrônica Öhlins Smart EC 2.0 ajusta-se em tempo real, enquanto o novo Ducati Vehicle Observer – derivado da MotoGP – simula 70 sensores para otimizar tração, ABS e controle de estabilidade. O conjunto de freios conta com discos dianteiros de 330 mm e traseiro de 280 mm, com ABS Cornering.

O subquadro traseiro em titânio é único no mundo e suporta top case, enquanto mantém o peso seco em 227 kg – menor do que a versão de série, vendida no Brasil. Rodas forjadas, bateria de lítio e peças em fibra de carbono completam o pacote exclusivo.

Linha Ducati RS vem para o Brasil?

Na Europa, a Multistrada V4 RS chega em novembro de 2025, enquanto a Diavel V4 RS em dezembro. Nos EUA, as vendas começam um mês depois, com distribuição global nos meses seguintes. Entretanto, a vinda dos novos modelos RS para o Brasil não foi confirmada.

Por se tratar de uma versão mais cara e exclusiva da Diavel e da Multistrada, os modelos RS não costumam ser vendidos no mercado brasileiro. Pelo menos, até o momento, a Ducati do Brasil ainda não comercializou nenhuma versão RS por aqui.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login