Inteligência Artificial já é utilizada em portos do Brasil e do mundo para melhor eficiência
Os algoritmos já conseguem otimizar o carregamento de contêineres para termianis portuários e clientes

Ontem (7), no 32º Congresso SAE Brasil, em um painel sobre o setor aquaviário, o diretor de operações da Movecta, Roberto Teller, disse como a Inteligência Artificial (IA) já está auxiliando portos ao redor do mundo a melhorar sua eficiência, desde o planejamento do pátio de contêineres, a redução dos movimentos improdutivos até a diminuiçao do tempo de atendimento nos terminais portuários.
Segundo Teller, a IA já consegue colocar uma ordem em que probabilidade indica o menor tempo de carga parada nos depósitos e pátios dos portos. A tecnologia também analisa o pré-stacking, que significa o armazenamento estratégico de contêineres, cheios ou vazios, em um terminal de apoio antes da entrega final no terminal para embarque marítimo, e estufagem, que é processo de carregar cargas dentro contêiner, dentro da logística interna.
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Os algoritmos hoje conseguem até determinar o melhor horário e posição dos navios através do line-up de cada terminal portuário. Além disso, com a tecnologia de machine learning, aprendem padrões de movimentação da carga, calculando a melhor disposição de pilhas, considerando peso, destino e tempo de permanência.
Com isso, a adoção da tecnologia melhora a eficiência, custo e até sustentabilidade, pois a IA apoia também decisões de compras e substituição de novos equipamentos.
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A automação aliada à Inteligência Artificial traz progresso aos portos
A automação dos portos foi tema da fala de Marcelo Patrício, gerente executivo de operações, TECON – Santos Brasil, em que ele apresentou como a substituição por robôs também melhora a eficiência, e aliada a IA, melhora pontos cruciais como detecção de contêineres danificados e lacres ruins, prevenindo acidentes e problemas posteriores.
Hoje os sistemas estão passando por uma automação pesada, substituindo guindastes e outros equipamentos antes movimentados por força humana, por atuação da máquina. Ainda é necessária a presença do ser humano, mas a robotização avança com bom progresso no sistema de gerenciamento de cargas nos portos.
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