Honda CB 1000F: nova moto naked aposta em visual retrô com motor de esportiva; conheça
Modelo resgata o espírito das CBs dos anos 80 com eletrônica moderna, ciclística refinada e foco no prazer de pilotar

A Honda apresentou oficialmente a nova CB 1000F no mercado europeu. A naked de alta cilindrada chega com visual inspirado na CB 750F da década de 1980, mas traz motor derivado da Fireblade e pacote eletrônico completo. A proposta é oferecer uma experiência de pilotagem prazerosa, com estilo retrô e desempenho moderno.
Mostrada primeiramente no Japão, a Honda CB 1000F usa a mesma plataforma da CB 1000 Hornet, já confirmada para o Brasil. Entretanto, a naked retrô sofreu ajustes no motor e na ciclística para se adequar a sua proposta. O propulsor de quatro cilindros em linha de 999 cm³, derivado da CBR 1000RR Fireblade, foi retrabalhado para entregar torque em baixas e médias rotações.
São 124 cv de potência máxima a 9.000 rpm e 10,5 m.kgf de torque a 8.000 rpm. A transmissão de seis marchas tem relações encurtadas nas primeiras marchas e alongadas nas últimas, favorecendo arrancadas empolgantes, mas velocidades de cruzeiro mais confortável.
Visual dos anos 1980, mas com tecnologia moderna
Criada para ser uma “uma CB de uma nova era”, a CB 1000F tem seu design marcado por um farol redondo com tanques e carenagem com linhas retas. Tudo para recriar a identidade das CB dos anos de 1980, mas com uma pitada de modernidade.




Na parte ciclística, a CB 1000F usa o mesmo chassi do tipo diamante da Hornet 1000, mas com subquadro alongado para garantir mais conforto para piloto e garupa. As suspensões usam garfo telescópico invertido Showa SFF-BP de 41 mm, na dianteira, e monoamortecedor fixado por links, na traseira, ambos ajustáveis.
O pacote eletrônico inclui IMU de seis eixos, controle de tração (HSTC), modos de pilotagem, controle de empinada e ABS em curva. O painel TFT de 5” tem conectividade com o app Honda RoadSync, e a ignição é por Smart Key (chave de presença).
Honda CB 1000F chega em 2026, mas na Europa
A moto marca o retorno da Honda ao segmento das nakeds com estilo clássico. A CB 1000F entra em um segmento que vive um renascimento do estilo retrô com desempenho moderno. A naked da Honda chega para brigar com modelos como a Kawasaki Z 900RS, porém com um visual mais fiel aos anos 80.



A Honda CB 1000F começa a ser vendida na Europa no primeiro trimestre de 2026, mas seu preço ainda não foi divulgado. Também não há informações se o modelo virá ao Brasil. Mas vale lembrar que o modelo usa a mesma base da CB 1000 Hornet, que já foi confirmada para o nosso mercado.

Na Europa, a CB 1000F será vendida em três opções de cores: cinza com as faixas em azul; cinza com grafismos em preto e cinza; e uma preta com as faixas em vermelho.
Veja também: Honda apresenta sete lançamentos para 2026 no Brasil; conheça
Seu apelo visual pode conquistar um público nostálgico e entusiasta, que procura uma naked com alma, mas sem abrir mão da tecnologia. A eletrônica embarcada e o motor com DNA de superbike colocam a CB 1000F em vantagem frente às rivais, ao menos no papel. E aí, será que cairia bem no Brasil?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários