Plataforma digital de startup faz a gestão de pontos de recarga
Com soluções tecnológicas, a Spott gerencia a conexão de mais de mil eletropostos espalhados no Brasil, responsáveis por 30 mil recargas por mês

Por trás de uma infraestrutura de recarga eficiente deve existir uma solução inteligente para fazer a gestão perfeita entre a rede de eletropostos e o usuário de carro elétrico. Ela serve de elo entre o fornecimento de energia e a bateria do veículo para atender a demanda do consumidor.
Por isso, uma plataforma digital de gerenciamento é tão importante quanto o próprio aparelho que reabastece a bateria. Há quatro anos, a Spott, empresa de tecnologia voltada à eletromobilidade, vem se consolidando como parceira estratégica do ecossistema da mobilidade elétrica.
“Somos o iFood da recarga”, compara Thiago Moreno, CEO da Spott, em alusão ao serviço de delivery da área de alimentação. “Levamos a energia do eletroposto até o dono do automóvel, entrando com a aplicação do nosso software para reduzir o custo operacional de quem oferece o carregador.”
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Segundo Moreno, o software da Spott é compatível com os principais padrões adotados no mercado brasileiro, com uma visão integral do negócio. Assim, o cliente recebe, em tempo real, informações como taxa de ocupação, energia consumida e alertas de falha, além de receber monitoramento contínuo e suporte técnico 24 horas por dia.
“O usuário, por sua vez, acompanha pelo aplicativo (App Spott ou do operador do posto) o mapa de localização de todos os carregadores disponíveis, qual está ocupado naquele momento e o preço cobrado pelo quilowatt-hora”, acrescenta Ricardo Legname, sócio-fundador da Spott.
Legname, que morava em Nova Iorque (Estados Unidos) atuando na área de comunicação e marketing da Fórmula E – categoria disputada por carros elétricos –, e Moreno, oriundo dos segmentos de educação e tecnologia, fundaram a startup em 2021, com investimento de R$ 3 milhões.
Plataforma digital e aporte financeiro
Em fase de expansão, ela atraiu, em fevereiro passado, um aporte de R$ 20 milhões encabeçado pelo Pátria Investimentos, com participação das empresas AC Next e Positive Ventures. “Com esses recursos, podemos desenvolver e aprimorar as soluções para deixar a recarga prática, confiável e rentável”, diz Moreno.
Uma delas é o Smart Spott, sistema de balanceamento dinâmico de energia que viabiliza a multiplicação de pontos de recarga e a distribuição equilibrada de energia entre eles, sem a necessidade de novos investimentos em infraestrutura elétrica.
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Atualmente, a empresa conecta mais de mil pontos distribuídos pelo Brasil, efetuando cerca de 30 mil recargas mensais com índice de confiabilidade acima de 94%. Entretanto, a empresa não se restringe ao atendimento de operadores de pontos de recarga que, de acordo com a Spott, obtêm aumento médio de 15% na receita logo no primeiro mês de utilização das tecnologias.
A Spott também faz a gestão de frotas elétricas. Para isso, um de seus aliados é o modelo Asset Light, que promove a integração com estacionamentos e projetos de energia solar. A conexão unificada de veículos e carregadores, afirma a Spott, gera 80% menos de consumo de combustível por quilômetro rodado, R$ 0,15 de economia na manutenção preventiva por quilômetro rodado e 97% de disponibilidade dos carros.
Com a recente rodada de investimentos, a Spott vislumbra acelerar sua participação em outros mercados da América Latina. “Mas, primeiramente, nosso objetivo é contribuir para a instalação de 80 mil postos no Brasil, dando suporte a operadores atuais e novos players”, destaca Moreno. Legname completa: “Há seis meses, o retrato da infraestrutura brasileira era bem diferente do que é hoje. A evolução é rápida demais e queremos acompanhar esse movimento”.
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