Yamaha mostra Ténéré 700 World Raid 2026 com eletrônica avançada e mais autonomia
Nova versão lançada na Europa traz controle de tração e freios ABS para curvas, mas não tem previsão de chegar ao mercado brasileiro

A Yamaha apresentou a Ténéré 700 World Raid 2026, versão mais aventureira da sua trail média. Introduzida em 2022 como uma versão voltada para viagens mais longas, a T7 World Raid renovada chega à Europa até o final deste ano. O modelo traz pacote eletrônico inédito, ergonomia revisada e motor atualizado para o padrão Euro5+, que trouxe ganhos de torque em baixa rotação sem perda de potência.
O bicilíndrico paralelo de 689 cm³ segue entregando cerca de 73,4 cv de potência. Mas agora com melhores respostas em baixas rotações graças ao novo sistema de admissão, de acordo com a Yamaha. A atualização para o Euro5+ não reduziu desempenho, ao contrário: deixou a moto mais eficiente e controlável em retomadas e no off-road mais técnico.
Ténéré 700 ganha IMU de seis eixos
A grande novidade é o acelerador eletrônico YCC-T (Yamaha Chip Controlled Throttle). Ao substituir os cabos mecânicos por um acelerador eletrônico, a Yamaha adotou dois modos de potência: Sport, com respostas mais agressivas, e Explorer, com entrega suave para pisos escorregadios.




A moto também estreia um sensor de medição inercial (a tal IMU, Inertial Measurement Unit) de seis eixos, que alimenta sistemas como o controle de tração sensível à inclinação, controle de derrapagem e os freios ABS em curva. Dessa forma, os sistemas atuam com muito mais precisão.
O conjunto de freios ganhou flexíveis de aço inoxidável (aeroquip) e pinças Brembo. Enquanto a suspensão foi revisada, com garfo invertido de 46 mm revestido em Kashima e monoamortecedor piggyback, ambos totalmente ajustáveis. Aliás, vale destacar que a Ténéré 700 World Raid tem cursos mais longos do que a Ténéré 700 “standard”, vendida no Brasil.
Autonomia de até 500 km
O tanque duplo de alumínio redesenhado mantém 23 litros, mas ficou 1,5 kg mais leve e garante até 500 km de autonomia. Isso foi possível, de acordo com a Yamaha, porque o novo formato distribui melhor o combustível, reduz o efeito de “balanço” do líquido e centraliza a massa. Por outro lado, o motor Euro5+ consome menos em determinadas faixas de rotação. A bomba de combustível também foi reposicionada, aproveitando melhor todo o volume disponível nos dois tanques.

O novo assento em peça única facilita a transição entre a pilotagem sentado e em pé, enquanto o guidão redesenhado e a embreagem reposicionada ampliam o espaço para as pernas. A moto ainda traz piloto automático, limitador de velocidade, novo para-brisa com defletores laterais e painel TFT vertical de 6,3” com três modos de visualização e conectividade via app MyRide.
Será que vem ao Brasil?
A Ténéré 700 World Raid 2026 não será vendida no Brasil. Por aqui, a Yamaha mantém apenas a Ténéré 700 convencional. A bigtrail usa o mesmo motor CP2, mas sem os recursos eletrônicos avançados e o tanque duplo de 23 litros.
Outra diferença estão nas suspensões de curso menor (210 mm na frente e 200 mm atrás, contra 230/220 mm da World Raid). Além disso, a versão nacional não oferece modos de potência, IMU, ABS em curva ou piloto automático.

Enquanto a Europa recebe uma Ténéré 700 World Raid mais sofisticada e próxima de modelos mais caros, o Brasil segue com a versão mais “acessível” e simples. Entretanto, a chegada de rivais, caso da Honda XL750 Transalp, pode fazer com que a Yamaha reveja sua estratégia.
Até o momento, a Yamaha não divulgou o preço oficial da Ténéré 700 World Raid 2026. O que se sabe é que a versão deve custar mais que a Ténéré 700 básica (cerca de € 11.199). Ou seja, quando for anunciado, o valor deve ficar na faixa dos € 12 mil a € 13 mil, posicionando a World Raid como a opção mais cara da família Ténéré.
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