Raio-x da mobilidade em SP: dados de celulares serão usados para definir padrões de deslocamento
Governo de SP lança plataforma de geolocalização para monitorar padrões de deslocamentos no transporte público na Grande São Paulo

O Governo de São Paulo está iniciando uma pesquisa em algumas regiões metropolitanas do Estado a fim de recolher dados sobre padrões de deslocamento da população. A novidade está no uso de informações de celulares para detectar viagens intermunicipais do usuário. Além disso, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) lançou uma plataforma de geolocalização para monitorar dados do transporte público nessas regiões.
A ideia principal da pesquisa é colher informações de deslocamento do passageiro, averiguando os meios de transportes utilizados e como eles são usados no dia a dia. A proposta é construir uma base estatística para ajudar o Plano Integrado de Transportes Urbanos (PITU) a realizar políticas públicas mais efetivas e sustentáveis, segundo o governo.
Leia também: Descubra como Goiânia reduziu em 30% o tempo de deslocamento no transporte público por ônibus
A primeira região escolhida para a pesquisa foi a de Jundiaí composta por outros 6 municípios: Louveira, Cabreúva, Itupeva, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista e Jarinu, totalizando mais de 843,5 mil habitantes. A princípio, será recolhida uma amostra de dados em 6 mil domicílios da região, utilizando informações de celulares para determinar os padrões de deslocamentos intermunicipais. A pesquisa deve se estender por toda a Grande São Paulo, cobrindo 255 municípios, e tem previsão de terminar até 2028.
A STM também lançou uma plataforma chamada “Geoportal STM”, que conta com uma tecnologia geoespacial e disponibiliza informações sobre o transporte público nas 9 regiões metropolitanas de São Paulo. Com mapas interativos, dashboards analíticos, documentos estratégicos como Planos Diretores, de mobilidade urbana e de transporte integrado, o objetivo é facilitar a transparência desses serviços a diversos públicos – cidadãos, gestores, técnicos, pesquisadores e estudantes.
Leia mais: Pedágio urbano reduziu congestionamentos em Nova York; saiba quanto
Para garantir a transparência da pesquisa, a Secretaria disponibilizará uma Central de Comunicação para esclarecer dúvidas, que funcionará das 7h às 19h. Para apoiar os municípios, a STM desenvolveu uma cartilha orientativa e um infográfico para capacitar gestores municipais na elaboração de Planos de Mobilidade Urbana (PMUs).
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários