Honda EV Outlier: conceito de moto elétrica imagina como será pilotar em 2030
Protótipo exibido no Japan Mobility Show, em Tóquio, propõe uma nova visão para as duas rodas no futuro
 
                                
A Honda apresentou no Japan Mobility Show 2025, em Tóquio, o EV Outlier Concept, uma moto elétrica conceito que não deve chegar às ruas tão cedo, mas que serve como laboratório para imaginar o futuro das duas rodas. O objetivo não é apenas eletrificar o que já existe, mas propor uma experiência de pilotagem completamente nova, pensada para 2030 em diante.
O EV Outlier não é um modelo de produção. A própria Honda deixou claro que se trata de um estudo de design e engenharia, criado para explorar o que só a eletrificação pode oferecer. De acordo com Yuya Tsutsumi, líder do projeto, a ideia foi “resetar valores” e pensar em uma moto sem as amarras do motor a combustão. O nome Outlier (“fora da curva”) reflete essa ambição.

O conceito EV Outliner é parte da nova fase da Honda em mobilidade elétrica, que inclui carros, motos, drones e até veículos espaciais.
Veja também: Honda revela sua primeira moto elétrica de produção; conheça
Design futurista
O visual é radical: proporções baixas, pneus largos e estrutura que mistura superfícies lisas com elementos mecânicos expostos. A bateria fica destacada no corpo central, separada dos demais componentes, criando um contraste interessante.
A suspensão fica posicionada horizontalmente, reforçando a estética de ficção científica. O resultado é uma moto que parece saída de um filme cyberpunk, mas com a assinatura Honda.
O conceito foi desenvolvido para provocar – não apenas pelo design, mas pela proposta de uso. A moto tem dois motores elétricos integrados às rodas, estrutura modular e visual que mistura elementos de naked, scooter e veículo autônomo. A iluminação é toda em LED, com farol embutido e traseira minimalista.
Como será pilotar uma moto do futuro?
De acordo com o líder de projeto, a proposta da Honda EV Outlier é entregar três sensações principais: Gliding, Ecstasy e Low.
- Gliding é a sensação de deslizar em silêncio, aproveitando a entrega suave e contínua de potência dos motores elétricos.
- Ecstasy vem da aceleração instantânea e do torque brutal, com dois motores integrados às rodas (um na dianteira e outro na traseira), que permitem respostas imediatas e controle fino.
- Low se refere à posição de pilotagem: o assento rebaixado ao máximo cria uma nova ergonomia e aumenta a sensação de velocidade e conexão entre piloto e máquina.
Além disso, o conceito traz um encosto tipo “bucket” para segurar o piloto durante acelerações fortes e permitir que o corpo seja usado como eixo nas curvas.




O painel tem duas telas, com informações essenciais em cima e ajustes dinâmicos embaixo, incluindo o controle de torque de cada motor. Câmeras substituem os retrovisores e a interface do painel traz diversas informações ao piloto.
Conceito pode inspirar motos reais
O EV Outlier Concept não tem previsão de chegar às ruas. Mas a Honda indica que parte das soluções, como a ergonomia, a integração digital e os motores nas rodas, podem inspirar modelos reais na próxima década.

Mais do que um protótipo, o conceito é uma declaração de intenções da Honda. Para a gigante japonesa, a moto elétrica pode ser mais do que uma substituta da combustão, e sim um novo jeito de pilotar.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui 
                             
                                 
                                 
                                                     
                                                 
     
     
     
     
     
     
                
             
                            
0 Comentários