Linha 16-Violeta do metrô: período de consulta pública termina nesta sexta (7)
Futuro ramal irá ligar a região dos Jardins à zona leste. Interessados têm até sexta para enviar sugestões para a obra via e-mail oficial
A Linha 16-Violeta, futuro ramal metroviário previsto para unir a estação Teodoro Sampaio, em Pinheiros, à Abel Ferreira, na zona leste, encerra o período de consulta pública nesta sexta-feira (7) e cidadãos não poderão mais contribuir com sugesões e opiniões sobre o projeto. A obra terá oito conexões com diversas llinhas do metrô.
A consulta pública da linha começou dia 6/10 em que usuários puderam participar de audiências públicas transmitidas no YouTube e enviar sugestões sobre a obra e o projeto. As ideias devem ser enviadas até sexta para o e-mail oficial da Linha 16-Violeta: ppplinha16@sp.gov.br.
Leia também: Carbonômetro: usuário poderá saber quanto CO₂ deixou de emitir ao optar por se deslocar de metrô
Linha 16-Violeta terá integração com outras linhas
A obra é uma Parceria Público-Privada (PPP) que deve começar a etapa da publicação do edital de concessão para escolher qual empresa irá realizar o projeto. A obra possui um custo inicial de R$ 37,5 bilhões para a construção de 19 km de linha com 16 estações, ligando o bairro de Pinheiros até a zona leste da capital paulista.
Segundo o projeto, a linha deverá contar com 8 integrações em diversas linhas, incluindo as Linhas 1-Azul e 2-Verde nas estações Ana Rosa e Anália Franco, Linha 4-Amarela na estação Oscar Freire, Linha 10-Turquesa na Estação São Carlos, além de projetos ainda não concluídos como a Linha 6-Laranja, na estação São Carlos e linhas futuras como a Linha-19 Celeste, 20-Rosa e 22-Marrom na estação Teodoro Sampaio.
De acordo com o Governo de São Paulo, a ideia inicial será transportar 475 mil passageiros por dia até 2040 e, segundo o governo, futuro ramal promete reduzir o tempo do trajeto em uma hora, já que hoje, de carro, o percurso leva cerca de 1h30 e o metrô deverá reduzir a viagem para 30 minutos. A Linha 16-Violeta ganhou o apelido de “Linha dos Parques”, por ter estações próximas aos parques Ibirapuera, da Aclimação, Independência e Ceret.
O projeto final conta com 32 km de extensão com a ampliação da linha chegando até a estação Cidade Tiradentes na terceira fase de implementação.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários