Linha 15-Prata terá operações suspensas no sábado à noite

Buscando sugestões para:


Publicidade

Linha 15-Prata terá operações suspensas no sábado, 8/11, à noite para teste com nova frota de trens

Por: Vitor Queiroz . Há 1 min
Mobilidade para quê?

Linha 15-Prata terá operações suspensas no sábado, 8/11, à noite para teste com nova frota de trens

Os testes atuais são de sinalização para integração com os outros sitemas do ramal metroviário que circula na zona leste da cidade

1 minuto, 52 segundos de leitura

08/11/2025

Trens da nova Frota S da Linha 15-Prata
A Linha 15-Prata transporta hoje cerca de 150 mil passageiros por dia e tem extensão de 14,3 km de extensão. Foto: Divulgação Metrô-SP

Neste sábado (8) a operação da Linha 15-Prata se encerram às 19h para testes na nova frota de trens adquiridos para o percurso e durante o período de parada. O sistema Paese oferecerá apoio aos passageiros para deslocamento por toda a extensão da linha, que vai da Vila Prudente até o Jardim Colonial. No domingo (9) as operações voltam ao normal a partir das 4h40.

Os testes nos novos trens adquiridos servem para garantir a segurança e detectar eventuais ajustes. O ramal já avaliou propulsão, freio, comunicação, climatização, iluminação e acoplamento. No momento estão sendo realizadas verificações nos sistemas de sinalização para integração com os outros sistemas da linha.

Leia mais: Consulta Pública da Linha 16-Violeta tem prazo prorrogado por mais 17 dias

Na sequência, serão examinados carga, suavidade e conforto, simulando operações reais de operação a avaliando a interação do trem com a via. Segundo o Metrô, os testes têm sido positivos e e dentro das especificações estabelecidas.

A Linha 15-Prata receberá 19 trens novos

A nova Frota S conta com 19 composições que terminarão de ser entregues até 2026, com a produção destes trens vindo da China pela joint-venture PATS (Alstom e CRRC). Os veículos ainda possuem um sistema UTO (Unattended Train Operation) de transmissão que não precisa de condutor. A Linha 15-Prata transporta hoje cerca de 150 mil passageiros por dia e tem uma extensão de 14,3 km.

O final da entrega das composições pretende acompanhar o fim das obras de expansão do ramal até as futuras estações Ipiranga, Boa Esperança e Jacu-Pêssego.

Leia também: Grande Prêmio São Paulo: saiba como reservar vaga no estacionamento ao lado da estação Pinheiros

Do total, 12 destes trens novos já estão no Pátio Oratório e fazem parte do lote para ampliar a capacidade de transporte da linha. A previsão é que a Frota S entre em operação comercial até o primeiro semestre de 2026.

Os veículos possuem ainda monitoramento por câmeras, iluminação LED e gestão inteligente de energia, oferecendo mais segurança e conforto aos passageiros.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login