Linha 6-Laranja: obras já passam dos 75% de conclusão

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Linha 6-Laranja chega a 75% de conclusão das obras totais. Previsão de entrega é em 2027

Por: Vitor Queiroz . Há 1 min atrás
Mobilidade para quê?

Linha 6-Laranja chega a 75% de conclusão das obras totais. Previsão de entrega é em 2027

Estações como Água Branca e Perdizes já superam os 85%

1 minuto, 39 segundos de leitura

04/12/2025

Linha 6-Laranja vai conectar universidades da capital. Foto: Divulgação/Alstom Brasil
Linha 6-Laranja contará com 22 trens de assentos laterais. Obras já passam dos 75% de conclusão no geral. Foto: Divulgação / Alstom

A Linha 6-Laranja alcançou 75% de conclusão total, com algumas estações como Água Branca, Perdizes e Santa Marina acima dos 85%. A linha terá 15 estações fazendo conexões com as linhas 1-Azul, 4-Amarela e 7-Rubi, melhorando a distribuição de passageiros entre as linhas.

Após a conclusão da escavação dos túneis em fevereiro deste ano, as obras nas estações seguiram todas em frentes simultâneas. A nova linha contará com 22 trens novos com disposição de bancos laterais com mais espaço no centro dos vagões.

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Conhecida como “linha das universidades”, beneficiará diretamente sete instituições de ensino superior e outras quatro de forma indireta, com demanda estimada acima de 633 mil passageiros/dia. Ligará a Brasilândia na Zona Norte da capital com a estação São Joaquim, localizada em uma região mais central.

O primeiro trecho, entre Brasilândia e Estação Perdizes, será entregue no segundo semestre de 2026. Já o segundo trecho, de Perdizes até São Joaquim, tem conclusão prevista para 2027.

Linha 6-Laranja deve facilitar viagens da Zona Norte ao Centro

Com 15,3 km a Linha 6-Laranja promete reduzir a viagem, hoje feita em 1h30 para 23 minutos. As obras começaram em 2010, mas devido a diversos adiamentos e até uma parada em 2016, ela só deverá ser concluída em 2027.

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Apesar de nem estar concluída, já há previsão de expansão da linha original, adiconando seis estações nas pontas. A obra á uma Parceria Público Privada (PPP) entre o Governo do Estado e a empresa Alstom e já custou cerca de R$ 18,1 bilhões.

A concessão da linha integra o programa SP Nos Trilhos, que reúne mais de 40 projetos voltados à expansão e modernização do transporte ferroviário no Estado.

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