Trens do Metrô passam a operar 24 horas durante os finais de semana até fevereiro de 2026
Trens serão reduzidos na madrugada com intervalos de 20 a 30 minutos entre um e outro
O Metrô de São Paulo anunciou hoje que os trens das suas quatro linhas circularão 24 horas durante os finais de semana, de sábado para domingo. Segundo a empresa, esse é um período de avaliação para atender uma demanda antiga já dos usuários que utilizam o transporte até tarde da noite. A operação já começa nesse dia 6 para dia 7 de dezembro.
A operação 24 horas permitirá que passageiros embarquem e desembarquem nas estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata em qualquer horário, sem possibilidade de transferência para outras linhas operadas por outras empresas.
Leia também: Metrô passa a aceitar cartões de débito e crédito em catracas exclusivas em suas estações
Segundo o Metrô, os trens que irão circular entre da 0h até às 4h40 terão 20 a 30 minutos de intervalo, a depender da demanda das estações. Excepcionalmente nos trechos da Linha 2-Verde entre as estações Vila Madalena e Clínicas e entre Sacomã e Vila Prudente, os trens vão operar por uma única via, nos dois sentidos (via singela). No restante da linha (Clínicas a Sacomã), bem como nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha, a operação será pelas duas vias de circulação.
Nesse primeiro fim de semana, a Linha 15-Prata não terá atendimento, com o trajeto sendo feito pelo sistema PAESE, pois serão feitos testes nos novos trens da frota S do monotrilho.
Durante o período, as cabines de venda de bilhetes não funcionarão e passageiros que não possuem cartões de embarque (Bilhete Único e TOP), poderão adquirir passagens pelas máquinas de autoatendimento. Neste mês, estações da Linha 1-Azul e 3-Vermelha receberam catracas que aceitam pagamento via cartão de débito ou crédito. Ao longo de dezembro, a Linha 2-Verde e Linha 15-Prata também contarão com essas catracas especiais.
Operação do Metrô 24 horas será testada até fevereiro
O período de testes desses novos horários de operação do Metrô vão ocorrer todos os finais de semana até fevereiro de 2026. A ideia é saber a viabilidade de manter a operação em outros períodos do ano para manter a novidade.
Segundo a empresa, a quantidade de trens que transitará nas madrugadas dependerá da demanda de passageiros, apesar de sofrer sim uma redução no número comparado à operação no horário normal.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários