Linha 15-Prata volta a ter operação diferenciada na noite de sábado para domingo
Mais testes da Frota S param o funcionamento da linha na noite de sábado até o início da operação no domingo
A Linha 15-Prata realizará novamente testes na nova frota de trens. Por isso, a partir das 19h do sábado até às 4h40 do domingo, o trajeto será realizado pelo sistema PAESE durante a madrugada, já que até fevereiro, as linhas do Metrô funcionam 24h no sábado para o domingo.
Já foram realizados na nova frota do monotrilho testes de propulsão, freio, comunicação, climatização, iluminação e acoplamento. Nesse momento, ainda estão sendo realizados os testes de sinalização, integrando os novos trens ao sistema da linha. Futuramente serão realizados ajustes de carga, suavidade e conforto nas viagens.
Leia mais: Metrô 24 horas. Saiba quantas viagens foram realizadas na primeira madrugada de operação do serviço
Essa nova frota contará com 19 novos trens, dos quais 12 já estão no Pátio Oratório. Esses novos veículos possuem tecnologia para operação remota sem condutor presente, com o modo UTO (Unattended Train Operation), que segue todos os regulamentos e protocolos de segurança.
A finalidade desta nova aquisição do Governo do Estado é de aumentar o atendimento a um maior número de passageiros. Segundo o Metrô, a Linha 15-Prata transporta diariamente cerca de 150 mil passageiros por dia.
Leia também: Linha 6-Laranja chega a 75% de conclusão das obras totais. Previsão de entrega é em 2027
Após os testes, o monotrilho funcionará normalmente no domingo das 4h40 até às 0h da segunda-feira. Será o segundo fim de semana que a linha não opera 24 horas de sábado para domingo. As demais linhas do Metrô funcionam normalmente inclusive com o novo serviço da madrugada.
Operação comercial da nova frota de trens na Linha 15-Prata
A previsão é que os 19 trens sejam entregues em 2026, coincidindo com a primeira parte de expansão da Linha 15-Prata, que adicionará as estações Boa Esperança e Jacu Pêssego, além da estação Ipiranga do outro lado da linha.
A partir disso, segundo o Metrô, a operação comercial dessa nova frota de veículos comece em 2026 para já atender uma maior demanda de passageiros.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários