Locação de motorhome está aquecida
Comum no exterior, modalidade também começa a conquistar brasileiros
2 minutos, 27 segundos de leitura
05/02/2022
Quando o Brasil começou a viver o início da pandemia, a grande preocupação do mercado, de vários segmentos, era a falta de clientes. A locação de automóveis também sentiu esse impacto, para depois viver o paradoxo da falta de produtos para atender a demanda de quem desejava evitar aglomerações nos transportes coletivos. O cenário, inclusive, foi favorável para impulsionar outras modalidades de locação, como a de motorhomes.
Rodar com a moradia é muito comum no exterior e passou a ser a solução dos brasileiros para viajar com a família em segurança. Para os clientes, a única preocupação de locar um motorhome é escolher o destino e curtir a experiência.
Só no último ano, esse mercado cresceu quase 50%. Hoje, é preciso reservar com muita antecedência uma acomodação sobre rodas. Se depender das empresas que estão apostando neste mercado, o crescimento será ainda maior no médio prazo.
Já existem empresas especializadas na gestão de aluguéis de motorhome, inclusive com plataformas online para intermediar clientes e proprietários desses veículos, focando na gestão do aluguel e oferecendo treinamento e suporte necessários para que o usuário tenha comodidade com o serviço.
Há também serviços de consultoria para quem deseja investir e criar seu próprio motorhome. Os modelos podem ser variados, mas existe um padrão básico e exigências de instalações a serem seguidos para quem deseja disponibilizar o produto para locação.
Trata-se de um mercado ainda novo, mas que já demanda cuidados e organização, na medida em que os valores e investimentos envolvidos são significativos.
Atualmente, no País o perfil dos clientes é variado, porém predominando as famílias com filhos pequenos que optam por viajar para destinos rurais, montanhas e praias mais isoladas. Existem modelos para, no máximo, três pessoas, com cama, banheiro completo, cozinha completa e até máquina de lavar, e também é possível alugar unidades maiores, com capacidade para até seis pessoas com ambiente para casal, climatizadores, varanda móvel externa e até churrasqueira.
As tarifas de locação variam de acordo com o período do ano, quantidade de dias e a disponibilidade de veículos e a carteira de habilitação exigida também pode variar conforme o tamanho do veículo.
Basicamente, a CNH necessária é a da categoria B, podendo ser exigida C e até D, quanto maior for o veículo. Há autorização para circular em todo território nacional e até em países vizinhos, como Chile, Argentina, Uruguai e Paraguai.
Paralelamente, os condutores devem aprender a usar os equipamentos internos, a realizar abastecimentos de água e de energia, técnicas específicas de dirigibilidade e utilização apropriada da bateria. Trata-se de mais uma interessante alternativa de mobilidade que se apresenta para os tempos atuais.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários