Oficinas se reinventam com mecânicos de veículos híbridos | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Oficinas se reinventam com mecânicos de veículos híbridos

Por: Redação Mobilidade . 08/08/2022
Inovação

Oficinas se reinventam com mecânicos de veículos híbridos

Avanço dos carros eletrificados gerou mudanças e avanços no setor

1 minuto, 45 segundos de leitura

08/08/2022

Por: Redação Mobilidade

Donos de oficina devem buscar treinar os mecânicos e autônomos devem se atualizar. Foto: Getty Images.

Os mecânicos de veículos híbridos são a resposta para o avanço dos carros eletrificados. Com a tecnologia evoluindo cada vez mais no setor, as oficinas precisam se reinventar. Afinal, o Brasil pode ter até 62% de carros elétricos em 2035. A projeção é da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Para as oficinas, será preciso investir em preparo e em novas tecnologias para a manutenção de veículos elétricos. Os veículos eletrificados, sobretudo os que são 100% elétricos, têm problemas diferentes dos que são a combustão. Portanto, o mecânico de veículos híbridos deve estar sempre atualizado.

Apesar de o desgaste nas peças ser menor, os carros eletrificados requerem uma manutenção de qualidade.  Muitas vezes, o dono pode observar queda de autonomia. Nestes casos, é importante que o mecânico saiba identificar se o problema está no carro ou na bateria.

Já a manutenção de carros híbridos tende a ser mais cara. Assim, apesar de o dono ter que levar o carro menos vezes ao mecânico, a oficina vai faturar um pouco mais quando isso acontecer. 

Os fabricantes podem concorrer com as oficinas, já que muitos oferecem o serviço de manutenção nos pós-venda. Entretanto, a oficina leva vantagem. O preço é uma delas, já que os clientes podem buscar um custo menor ou um local mais perto de casa para o conserto do carro. Outro ponto essencial a se considerar é que, quando acabar a garantia, o proprietário vai buscar um mecânico de veículos híbridos de confiança. 

Atualizar-se é o caminho

Os donos de oficina devem buscar treinar os mecânicos. E os profissionais autônomos também precisam se atualizar. Com isso, a qualidade do serviço fica cada vez melhor. Além de evitar que ocorram acidentes na hora de fazer a manutenção em um carro elétrico ou híbrido.

Portanto, a eletrificação dos veículos representa um desafio e, ao mesmo tempo, uma grande oportunidade.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login