JAC Motors lança o furgão 100% elétrico E-JV5.5

Buscando sugestões para:


Publicidade

JAC Motors lança o furgão 100% elétrico E-JV5.5  

Por: Andrea Ramos . 10/08/2022
Inovação

JAC Motors lança o furgão 100% elétrico E-JV5.5  

O novo veículo será um dos destaques da Fenatran, que acontecerá entre 7 e 11 de novembro, em São Paulo

4 minutos, 7 segundos de leitura

10/08/2022

Por: Andrea Ramos

Furgão tem capacidade volumétrica de 5,5 m³ e 805 kg de carga útil. Foto: Divulgação JAC Motors

O mercado de veículos elétricos continua a avançar rapidamente no Brasil, sobretudo os de modelos de carga menores, que podem circular nos centros urbanos. Uma das novidades vem da JAC Motors, que lança, no País, o furgão E-JV 5.5, com capacidade volumétrica de 5,5 m³ e 805 quilos de carga útil.

O modelo tem peso bruto total (PBT) de 2,8 toneladas e traz motor elétrico de 204 cv e 30,1 mkgf de torque. Além disso, a bateria possui 50,2 kWh de capacidade, e a autonomia alcança 300 quilômetros. Se o furgão E-JV 5.5 for conduzido no modo ECO – sistema que aumenta a regeneração de carga nas desacelerações e frenagens –, a autonomia pode chegar a 350 quilômetros, com o ar-condicionado ligado.

O pequeno furgão é equipado de série com transmissão direta, ar-condicionado e trio elétrico. E ainda conta com regulagem de altura no volante e sistema Auto Hold, que mantém os freios travados ao parar em um semáforo, por exemplo. Dessa forma, poupa componentes do freio. Esse sistema auxilia também na partida em rampa.

O novo E-JV 5.5 também oferece sensor de pressão nos pneus (TPMS), sensor de obstáculos traseiro, luzes de neblina dianteiras e traseiras e rodas de alumínio de 15”. A bordo, tem multimídia com tela de 10,25”, que permite espelhar o celular. Além disso, o motorista pode baixar aplicativos como Waze e Google Maps. O equipamento inclui câmera de ré.

Primeiras impressões

O interior do novo furgão é bem rebuscado, até mesmo em comparação aos irmãos maiores. Além de oferecer um painel com material mais nobre, imitando madeira e couro. Todos os comandos ficam à mão do motorista. Esse padrão superior de acabamento faz sentido, já que o veículo vai disputar mercado com os elétricos Citroën e-Jumpy, Peugeot e-Expert e Fiat e-Scudo.

Por sinal, os concorrentes contam com baterias de 100 kWh e autonomia para 330 quilômetros. E são mais caros, pois têm preço mínimo de R$ 329.990.

Nossa primeira impressão ocorreu nas ruas estreitas da região de Osasco (SP). Ou seja, no “hábitat natural” do veículo. Ele entrega bom comportamento, mesmo vazio, e é fácil de manobrar, graças à direção elétrica, que é leve mesmo na hora de estacionar. A câmera de ré faz total diferença e, com ótimas imagens, traz visão completa da traseira.

imagem com novo furgão
Novo furgão será exposto na Fenatran junto com mais três caminhões 100% elétrico que a JAC Motors promete lançar na feira.
Fotos: Divulgação JAC Motors

Mas o torque é o seu ponto alto. Vazio, o veículo responde, rapidamente, às solicitações do acelerador. Porém, sem consumir muita energia. Ou seja, mesmo a 50 km/h, o modelo roda no modo eficiência, segundo indicação do computador de bordo.

Em marcha, nessa velocidade, com o ar-condicionado ligado, o nível de ruído foi de, apenas, 51 decibéis. Isso, claro, porque a aferição aconteceu em uma rua tranquila da região. Ou seja, sem a interferência de outros veículos.

Crescimento do e-commerce

De acordo com Sergio Habib, presidente da JAC Motors, o modelo possui todos os predicados para ser bem-sucedido, no País. Isso por causa das ações crescentes de ESG das empresas de transporte. E o momento crescente do e-commerce. “No segmento de veículos comerciais, o E-JV 5.5 será bem vendido, visto que o segmento está em franca expansão. Além disso, criamos um posicionamento de preços bem agressivo. Por isso, estimamos vender cerca de 300 unidades, neste ano”, diz Habib.

Para o ano que vem, o executivo prevê 600 unidades do novo veículo, que, basicamente, se destina às operações de última milha. Assim, seu público-alvo será o grande embarcador. Apesar disso, Habib enxerga oportunidade de venda para transportadoras menores, mas que rodam bastante, inclusive em operações interurbanas de curtas distâncias.

Aposta no mercado de elétricos comerciais

O novo modelo é o quinto veículo comercial 100% elétrico e alimentado por baterias que a JAC Motors traz ao mercado brasileiro. Ela estreou, no segmento, com o iEV1200T, que já vendeu 600 unidades, em 2021, e, neste ano, a JAC tem projeção de mais 1.000 emplacamentos. O caminhão é oferecido ao mercado com PBT de 8,5 toneladas.

Segundo Habib, o sucesso de vendas se deve às demandas mais rígidas de grandes corporações, com relação às políticas de ESG. Não por acaso, 80% das vendas do iEV1200T são direcionadas aos embarcadores. A montadora oferece, ainda, o VUC iEV350T (de 7,5 toneladas de PBT), o furgão maior iEV750V, de 12 m³ de capacidade volumétrica, e a van iEV750Vip, para 14 passageiros. Juntos, a JAC vendeu 300 unidades. No próximo ano, a marca espera chegar a 700.

O novo furgão chega ao preço de R$ 314.900

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login