Prefeitura de São Paulo vai abrir estacionamentos no calçadão do centro?
Em em 1º de fevereiro, a Prefeitura decidiu iniciar um período de testes para as vagas de Zona Azul noturna perto do Theatro Municipal
No último mês, surgiu uma dúvida para os motoristas da capital paulista. Afinal, a Prefeitura de São Paulo vai mesmo abrir estacionamentos no calçadão do centro?
Em primeiro lugar, é preciso entender como este tema surgiu. Em 19 de janeiro, a Prefeitura criou vagas de estacionamento em cima do calçadão para o público do Theatro Municipal, no centro da cidade.
Assim, na ocasião, os motoristas poderiam usar as vagas no período noturno, entre 19h e 2h. Contudo, a medida foi criada apenas para dias de apresentação no teatro.
Já em 1º de fevereiro, a Prefeitura decidiu iniciar um período de testes para as vagas de Zona Azul noturna perto do Theatro Municipal. Assim, durante 60 dias, ficam em vigor 77 vagas em vias próximas.
Este período de testes fica válido durante 60 dias. Deste modo, apenas os calçadões na região do teatro poderão receber o estacionamento de veículos.
Neste período, o estacionamento poderá ser utilizado das 19h às 2h, por meio do aplicativo Estapar. Entretanto, as vagas ficam disponíveis apenas em dias de peças e espetáculos.
A Prefeitura liberou as vagas por meio da Secretaria de Mobilidade e Trânsito e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). O uso será monitorado para posterior análise.
Para justificar a medida, a CET cita a baixa circulação de pedestres no período de liberação do local para os carros. Além disso, a Prefeitura menciona também a alta demanda de vagas para estacionar na região em dias de apresentação do teatro.
Polêmica sobre estacionamentos em calçadões do centro
Embora a Prefeitura tenha cogitado implantar a medida também nos calçadões do centro histórico, a administração municipal voltou atrás. Em vez de 275 vagas disponíveis, os motoristas contam apenas com as 77 que estão na fase de testes.
Quando a Prefeitura divulgou a medida, em 19 de janeiro, a ideia era criar 275 vagas. Assim, seriam 200 na Alameda Barão de Itapetininga, nas Conselheiros Crispiano e Marconi e, por fim, 75 no entorno do teatro.
Entretanto, a Prefeitura informou que as vagas nos calçadões do centro vão ficar inativas. A mudança foi motivada por críticas de parte dos urbanistas, que dividiram opiniões com os empresários da região.
Contra a mudança, especialistas deram o parecer de que a medida seria um estímulo ao uso do carro. Já os comerciantes da região mostraram preocupação com a segurança para os motoristas estacionarem no local.
Sendo assim, ficam em vigor por 60 dias apenas as 77 vagas do entorno do Theatro Municipal. Elas ficarão distribuídas entre as ruas Xavier de Toledo, 24 de Maio e no Viaduto do Chá.
Segundo a Prefeitura, duas vagas serão apenas para pessoas com deficiência. Já outras quatro serão para idosos.
Em nota, a administração municipal detalhou que é uma Zona Azul Especial. Portanto, um crédito CAD vai dar direito a duas horas de estacionamento e dois créditos a quatro horas.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários