Metaverso no setor de mobilidade
Conceito envolve ferramentas que visam proporcionar vivência imersiva entre os mundos físico e digital
Você sabe o que é metaverso e o que tem a ver com mobilidade? O conceito engloba ferramentas que visam proporcionar uma vivência imersiva entre os mundos físico e digital.
Assim, o metaverso funciona como uma espécie de camada de realidade que integra o que é virtual e o que é real. Portanto, na prática, trata-se de um ambiente virtual imersivo.
Entre as tecnologias que o conceito engloba estão realidade virtual, realidade aumentada e hologramas. Com isso, os avatares, que são bonecos virtuais customizados, permitem a imersão no mundo digital.
Embora o assunto tenha ficado mais popular com a mudança de nome do Facebook para Meta, o tema não é novo. Desde os anos 90, já se fala no assunto. Por exemplo, em 1999, a Linden Lab desenvolveu um ambiente virtual e 3D que simula a vida do ser humano por meio de avatares.
Mas o que o metaverso tem a ver com mobilidade? Tudo! Afinal, o setor já caminha rumo ao metaverso, por meio de diversas oportunidades.
Possibilidades de uso para o metaverso na mobilidade
São inúmeras as opções de uso para o metaverso na mobilidade. Desde o projeto dos veículos até o suporte ao cliente.
Por exemplo, é possível desenhar produtos com o uso de tecnologias de realidade estendida (XR). Assim, o projeto de um veículo pode contar com essa ferramenta.
Outra opção é que o cliente participe do processo de fabricação por meio de XR. Com isso, o consumidor pode ver como o veículo vai ficar no futuro e até mesmo participar desse processo.
Já no caso de operações, é possível fazer testes virtuais de veículos. Principalmente quando são automatizados.
Outras opções são visitas virtuais a instalações e fábricas, criação de gêmeos digitais e sites de realidade estendida. Na prática, um gêmeo digital é a réplica virtual de um objeto físico.
Além disso, é possível ainda criar concessionárias virtuais, trazendo experiências digitais da marca para o cliente. Neste ponto de atendimento, também há a possibilidade de criar um suporte virtual de vendas.
A parte de planejamento também se beneficia do metaverso. Afinal, é possível planejar itinerários por meio destas tecnologias.
Operações de mobilidade e metaverso
O metaverso também é uma alternativa para operações de mobilidade. Por exemplo, o uso de um assistente virtual 3D, sistemas de entretenimento e infotenimento veiculares, eventos imersivos ao vivo e suporte ao cliente.
Também é possível fazer o upgrade virtual de acessórios, além de conceder acesso a assinaturas e filiações digitais. Assim, o metaverso permite expandir os serviços que uma empresa oferece ao cliente.
Por fim, o metaverso permite a realização de reparos e manutenção por meio da realidade estendida. Neste caso, é possível fazer a observação e análise em tempo real e garantir um serviço mais rápido e eficiente.
Portanto, o metaverso na mobilidade é uma forma de integração com o cliente e com diversos processos, como projeto, fabricação, manutenção e atendimento.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários