99Moto faz sucesso nas periferias após um ano no Brasil
Presente em mais de 3 mil municípios, 66% das viagens de moto no aplicativo acontecem em regiões com menor renda, revelam dados da empresa
2 minutos, 17 segundos de leitura
06/04/2023
O 99Moto, serviço de transporte de passageiros em motos do aplicativo, completa um ano em operação no Brasil. Presente em mais de 3 mil munícipios do País, a categoria tem feito sucesso nas periferias, aonde o transporte público e, em alguns locais, nem automóveis chegam.
De acordo com dados da 99, uma média de 66% das corridas por 99Moto em fevereiro de 2023 aconteceu fora das regiões mais ricas. A análise separou quatro faixas de renda, seguindo padrões do IBGE, de seis capitais do Brasil: Belo Horizonte, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e Salvador.
Porto Alegre é a capital com mais corridas realizadas fora das regiões de maior renda, com 73% das viagens nas periferias. Na sequência aparece o Rio de Janeiro, com 71%; Recife, com 66%; Belo Horizonte, com 64%; Manaus, com 63%; e Salvador, com 60%.
Além de ser 30% mais barata do que as viagens de carro, o fato de as motos chegarem a ruas estreitas e íngremes explica o sucesso da modalidade. “O 99Moto permite que o passageiro chegue a lugares onde o carro não chega, de maneira eficaz e mais econômica. Como as motocicletas são menores e ocupam menos espaço, permitem maior flexibilidade de acesso”, acredita Igor Soares, diretor de operações de duas rodas da 99.
Segurança é maior preocupação
Embora esteja presente em 3 mil cidades e em outras capital, Na cidade de São Paulo, as viagens de moto por aplicativo continuam suspensas a pedido da prefeitura municipal. Apesar de a 99moto funcionar em toda a região metropolitana, as corridas não podem nem mesmo ser encerradas na capital paulista.
Especialistas e até o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, têm como principal preocupação a segurança de motociclistas e passageiros. Principalmente, por que os acidentes com motos têm aumentado na cidade.
“A cultura da motocicleta, incluindo o transporte de passageiros, é muito forte no Brasil”, alega o executivo da 99. Um bom exemplo é o mototáxi, profissão regulamentada e existente em milhares de municípios brasileiros. De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), há mais de 222 mil mototaxistas em todo o país.
Igor Soares afirma que o aplicativo possui diversas ferramentas que proporcionam segurança para quem utiliza a plataforma. “Inclusive, impede o início da viagem sem que motociclistas parceiros ou passageiros estejam usando capacete”, diz. De acordo com a empresa, 99,99% das corridas não registraram incidentes de segurança.
Segundo o diretor de duas rodas da 99, os motociclistas parceiros recebem materiais informativos com conteúdo educacional, sobre regras de trânsito e pilotagem defensiva. A plataforma diz ter conteúdo também para os passageiros aprenderem a se portar na moto.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários