Seis curiosidades que provavelmente você não sabe sobre a bicicleta
Modal revolucionário sobrevive aos séculos, segue alterando costumes e ganhando mais adeptos ao longo do tempo
Como invenção do século 19, a bicicleta já vivenciou muitas fases em sociedades do mundo todo: elas nasceram na era industrial, atingiram seu auge de vendas no século 20 e queda com a popularização dos automóveis e foram fundamentais nos movimentos de emancipação feminina.
Atualmente, receberam o status de símbolos da mobilidade verde, consciente e não poluente. A seguir, listamos algumas curiosidades deste que é o meio de transporte mais eficiente do mundo, tanto em relação ao nível de energia consumida por quilômetro quanto no tempo despendido no trânsito para quem pedala. Confira!
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1 – Bike de madeira
O primeiro modelo construído de uma bicicleta data de 1817 e tem autoria do barão alemão Karl Von Drais (1785-1851). O equipamento era muito diferente do que temos atualmente: era feito de madeira e funcionava com o impulso dos pés no chão. Ou seja, não havia pedais, como em alguns equipamentos infantis que existem hoje e, por isso, ela também era chamada de “cavalinho de pau”.
2 – Surgimento das ciclovias
Em 1862, em Paris, foram criados caminhos especiais nos parques para os velocípedes, como eram chamadas as bicicletas daquela época. O objetivo era que as bikes não se misturassem com charretes e carroças, por uma questão de segurança. Embora fossem bem diferentes do que conhecemos hoje, essas vias segregadas acabaram dando origem às ciclovias atuais.
3 – Gigabike
A maior bicicleta do mundo foi construída por um grupo de amigos holandeses em 2021. Ela tem cerca de 35 metros de comprimento e entrou para o livro de recordes do mundo, o Guinness World Records. Assim como uma bicicleta comum, a versão gigante também possui apenas duas rodas: a frontal é uma roda de moto, mais robusta que a de uma bike, e a traseira é de metal e mais larga, para ajudar no equilíbrio.
4 – Bike park
Na Holanda, país com uma relação muito forte com as duas rodas, é onde se localiza o que é considerado o maior estacionamento de bicicletas do mundo. Com três andares, ele fica abaixo da estação de trem da cidade de Utrecht e acomoda até 12.656 mil equipamentos.
Além do estacionamento, o complexo possui serviço de aluguel de bikes e oficina para reparos que o ciclista pode percorrer pedalando. Para estacionar, são usados os mesmos bilhetes do transporte público.
5 – Na luta, com uma bike
No final do século 19, na luta por direitos como o voto, propriedade, entre outros, as bicicletas desempenharam um papel fundamental, simbolizando liberdade nos deslocamentos das mulheres.
Com as primeiras pedaladas veio a necessidade de mudanças no guarda-roupas: os vestidos volumosos foram trocados por peças mais leves e justas, como os spencers e as calças bloomer. Mesmo com muita resistência e críticas, a imagem da mulher em uma bike ficou associada à luta por uma sociedade mais igualitária.
6 – 1 em cada 3 pessoas
Mais de 100 milhões de pessoas na China andam regularmente de bicicleta ou usam bicicletas como meio de transporte atualmente, de acordo com a Associação de Bicicletas da China. Estima-se que o País, que é o segundo mais populoso do mundo – em abril a Índia assumiu a liderança – tenha mais de meio bilhão de bikes, número equivalente a 37,2% da população chinesa (que é de 1,425 bilhão de pessoas).
Fontes: sites Bike é Legal; Vá de Bike, China Hoje e o livro “A vida em duas rodas – A história e os mistérios da bicicleta”, de Jody Rosen, editora Rocco, 2023
Saiba mais sobre bike como modal de transporte no canal Pedala
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