Quais as cores de carro mais valorizadas?
Veja por que branco, cinza, prata e preto ainda são os tons preferidos do consumidor brasileiro
2 minutos, 9 segundos de leitura
09/07/2023
Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, as cores não têm influência totalmente direta no índice de valorização de um veículo. A escolha da pintura é motivada, principalmente, por gosto pessoal ou por descontos no ato da compra.
“É prática comum no mercado as montadoras oferecerem modelos branco, preto, prata e cinza sem custo adicional aos clientes”, afirma Jairo de Lima Souza, professor de Engenharia Mecânica da FEI. “Já as cores metálicas e perolizadas costumam ter acréscimo de pequenas taxas para remunerar o custo operacional extra da fábrica.”
O histórico de vendas nos últimos anos revela que as cores branca, prata, preto e cinza, de fato, são as mais procuradas pelo grande público. É o que mostra o estudo da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Segundo a entidade, em 2018, 43,8% dos veículos emplacados no País eram brancos. Estavam muito à frente dos automóveis prata (22,4%), cinza (10,7%) e pretos (12,1%).
No ano passado, o branco (43,6%) se manteve imbatível, mas o cinza (16,5%) roubou um pouco o espaço do prata (18,4%). “Apesar de aspectos sazonais e de modas do mercado, os consumidores brasileiros ainda optam por tonalidades conservadoras”, diz o professor.
Questão de segurança
Segundo Souza, a preferência pelas cores mais tradicionais envolve outras questões, além do gosto pessoal e do valor mais baixo que as perolizadas.
“Há também um componente de segurança. Cores chamativas atraem mais atenção no trânsito”, afirma. “Indiretamente, o mercado de automóveis com as cores monocromáticas acaba se aquecendo e os veículos ficam valorizados.”
Mesmo assim, a paleta de cores automotivas está se expandindo no Brasil. Segundo a multinacional Basf, fabricante de tintas automotivas, azul, amarelo, laranja, verde e violeta também estão presentes nos automóveis zero-quilômetro.
Dois exemplos são o Nissan Kicks e o Jeep Renegade que, na linha 2022, foram apresentados nas cores azul Elétrico e laranja Orange Punk’N, respectivamente.
Historicamente, compradores de automóveis sul-americanos escolhem cores mais tradicionais e menos chamativas. O branco é, de longe, o favorito. De acordo com a Basf, isso também está relacionado “com sua beleza clássica e atemporal”.
Cada mercado tem suas particularidades. Os usuários dos Estados Unidos deparam-se com menos opções de cores, mas isso não significa que eles não gostam de carros coloridos. Azul e vermelho ainda são dominantes, embora os tons verde, amarelo e violeta apareçam com frequência nas ruas norte-americanas.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários