Honda cria 1ª embreagem eletrônica para motos; veja como funciona
Chamada de E-Clutch, tecnologia promete trocas de marchas mais precisas sem a necessidade de acionar o manete de embreagem
1 minuto, 39 segundos de leitura
11/10/2023
A Honda lançou, nesta semana, a primeira embreagem eletrônica para motos. Batizada de E-Clutch (clutch significa embreagem em inglês), a tecnologia promete facilitar as trocas de marchas e simplificar a condução de motocicletas.
Segundo a marca japonesa, trata-se do primeiro sistema de embreagem automática do mundo em motos. O sistema controla a embreagem eletronicamente, permitindo arrancadas, trocas de marchas e paradas suaves sem a necessidade de acionar o manete da embreagem.
Embora não tenha divulgado detalhes do funcionamento do sistema, a Honda afirma que a E-Clutch utiliza uma tecnologia eletrônica e um motor elétrico que substitui os tradicionais cabos e controles das embreagens convencionais.
Ainda de acordo com a fabricante japonesa, o sistema permite controlar a embreagem com precisão em diversas situações. Dessa forma, consegue-se partidas mais suaves, mudanças de marchas e paradas mais naturais do que com a operação manual da embreagem pelo condutor.
O manete de embreagem, aliás, permanece na moto e o motociclista pode prevalecer sobre o sistema operando manualmente a embreagem quando quiser. Entretanto, vale destacar que que as trocas de marchas continuam sendo feitas no pedal de câmbio.
Sistema é mais simples que o DCT
O objetivo do sistema é simplificar uma das fases da pilotagem mais complexas de uma motocicleta tradicional. Isto é, coordenar o acionamento do manete da embreagem com as trocas de marchas no pedal.
Segundo a Honda, o novo tipo de embreagem permite que o sistema seja utilizado por um grande número de condutores de diferentes níveis de experiência e competência. Com a E-Clutch, o motociclista pode se concentrar no prazer de pilotar. A fabricante, entretanto, não revelou quando o sistema deve passar a equipar suas motos.
O sistema promete ser simples, compacto e econômico o suficiente para ser montado em diversos modelos de motos Honda. Diferentemente do câmbio DCT, a E-Clutch não automatiza o câmbio e nem as trocas de marchas.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários